Mesmo antes de
assumir a chefia do Poder Executivo, o prefeito Jandir Bandiera e o
vice-prefeito Liomar Antônio Bringhentti já estavam buscando parcerias, apoios
e recursos para a gestão do Município. Além dos contatos particulares com
parlamentares, secretários e chefes, o apoio do Poder Legislativo foi
fundamental para algumas conquistas.
Recentemente aprovados pela Câmara
de Vereadores, três convênios com o Estado do Paraná e contrapartida do
Município serão firmados para investimentos nas áreas de Infraestrutura,
Agricultura e Educação. Através de conversa do prefeito com o então chefe da
Casa Civil, Guto Silva, foi conseguida uma motoniveladora no valor de R$
1.126.666,67, sendo o repasse da SEDU (Secretaria de Estado de Desenvolvimento
Urbano) de R$ 570 mil e uma contrapartida do Município de R$ 556.666,67. “Agradeço
ao Guto Silva, que entendeu nossa dificuldade com maquinário escasso e
ultrapassado e providenciou essa motoniveladora, que vai ajudar muito a
melhorar cada vez mais nossas estradas”, disse Bandiera.
Outro convênio está sendo firmado
com a SEAB (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento), no valor de
R$ 252.394,00; destes, uma contrapartida da Prefeitura de R$ 46.384,00. Os
valores se referem à aquisição de duas carretas agrícolas basculantes, por
intermédio do deputado estadual Wilmar Reichemback (PSC), e dois veículos
utilitários, sendo um através do deputado estadual Tadeu Veneri (PT) e um pelo
deputado estadual Gugu Bueno (PL). Os vereadores Valdir Castanha (PTB), Luiz
Antônio Brasil de Mello (PSD), Victor Andrey Silveira dos Santos (PL) e a
servidora Terezinha da Silva Miranda colaboraram nestas conquistas.
Já para a Educação, o prefeito e os
vereadores Valdir Castanha e Luiz Antônio de Mello conseguiram com o deputado
Reichemback recursos para a aquisição de um veículo hatch, no total de R$ 79.756,67. Destes, R$ 65 mil são repasse do
Estado e R$ 14.756,67 são contrapartida municipal.
De acordo com o vice-prefeito, o
Executivo se preparou para esses investimentos e os valores de contrapartida
para os convênios citados e outros já estão separados e depositados nas
respectivas contas. “Com seriedade e comprometimento, a Assessoria de Planejamento,
a Contabilidade e o Financeiro se organizaram para termos a garantia desses
recursos e podermos prosseguir com os trâmites legais”, conta Lio.
Segundo a assessora de Planejamento,
Guacira Fávero de Mello, o próximo passo é a abertura dos processos
licitatórios.
O trabalho em conjunto entre
prefeito, vice, vereadores e servidores leva à efetiva participação na gestão
pública e ao progresso e desenvolvimento do município, pois com vontade,
determinação e comprometimento se constrói um Coronel Domingos Soares mais
justo e para todos.