O objetivo é a recuperação de
conteúdos não assimilados durante a pandemia
É inegável que a pandemia do novo
coronavírus deixou marcas especialmente nas crianças, prejudicando sua
aprendizagem numa fase da vida que é de fundamental importância para o seu
desenvolvimento intelectual, principalmente. Apesar dos esforços de professores,
pedagogos e diretores para se adaptarem a novas formas de interagir com os
alunos, nem todas as crianças tiveram facilidade para absorver os conteúdos
curriculares através de videoaulas; algumas sequer acesso à internet têm.
Desta maneira, para tentar sanar ou
diminuir as dificuldades apresentadas por grande parte dos alunos, o
Departamento Municipal de Educação desenvolverá o Projeto de Integração, que
será uma complementação das aulas escolares e funcionará em contraturno, para
alunos do 1º ao 5º anos, em quantidades menores para obter melhor
aproveitamento.
Segundo a diretora de Educação,
professora Daiana Neves de Oliveira, o objetivo é ajudar os alunos que tiveram
mais dificuldades de aprendizagem durante a pandemia, pois os novos modos de
ensinar e aprender precisaram ser reformulados e compreendidos por todos,
docentes e discentes, causando impactos principalmente para aqueles que estão
no início de sua jornada escolar.
“Neste projeto os conteúdos
retomados serão trabalhados de forma mais dinâmica e lúdica, para que as
crianças se sintam motivadas a frequentar as aulas, e que os resultados sejam
alcançados dentro das expectativas desejadas, através de uma concepção
transformadora, que contempla a autonomia do educando no processo de ensino-aprendizagem”,
explica a chefe do setor educacional, ressaltando que para que se obtenham bons
resultados é importante uma ação coletiva entre escola, pais e alunos.