O governo municipal e o contabilista e pecuarista André Taques (MDB-PR), firmaram uma importante parceria para fomentar o desenvolvimento e o reconhecimento da pecuária domingosoarense.
Trata-se do projeto "Coronel Domingos Soares, a Capital da Pecuária do Sudoeste", que tem o objetivo de reconhecer o município em nível estadual como destaque devido ao grande potencial produtivo de gado criado a pasto.
Segundo o Ipardes - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, entre os 42 municípios do Sudoeste do Paraná, Coronel Domingos Soares é o maior produtor de proteína animal, com um rebanho estimado em 45.586 cabeças.
A partir disso, serão tomadas algumas importantes medidas para fomentar o desenvolvimento do projeto, como incentivos à criação de bovinos através de melhoramento genético, infraestrutura para os produtores, ofertas de cursos e palestras, divulgação em meios de comunicação, portais nas entradas da cidade, placas e outdoor, busca pela implantação de lacticínios e frigoríficos no município, ampliando a geração de emprego e renda no campo, entre outras.
Para o prefeito Jandir Bandiera, é preciso motivar e incentivar cada vez mais o setor agropecuário domingosoarense, visto que, por ser um município com reconhecido potencial no setor, requer ações que o impulsionem e reconheçam-no como é, ou seja, a Capital da Pecuária do Sudoeste. "O André é uma pessoa com experiência, conhecimento e boas ideias e, como nós, quer o melhor para Coronel Domingos Soares, por isso essa parceria é muito importante para colocarmos o nosso município no seu devido lugar em nível regional e estadual", disse o prefeito.
O agro é a base para praticamente tudo. Desta forma, Coronel Domingos Soares busca o reconhecimento, por meio de dados estatísticos, como "A Capital da Pecuária do Sudoeste".