Instalação do Município

Criação do Distrito

Em 04 de maio de 1954, no Edifício da Prefeitura Municipal de Palmas foi criado o Quinto Distrito Administrativo de Coronel Domingos Soares, Decretado pela Câmara Municipal e Sancionado pelo então Prefeito Municipal, Senhor Amílcar Saporiti, através da Lei nº 129.

Na ocasião escolheu-se como sede o Bairro do Retiro, tendo como circunscrição territorial o seguinte: como ponto de partida, o Passo Novo, no rio Chopim, seguindo pelas estradas de rodagem, que se dirigem às terras de cultura do rio Iratym[1], atravessando o lajeado da Estrela, no Quarteirão República, até atingir o Passo do Engenho Velho, no mesmo rio Iratym, descendo por este rio até a Foz do rio Iguassu[2], pelo qual desce até a embocadura do rio Butiá, subindo por este rio até atingir sua principal cabeceira, seguindo por linha seca, em reta, até a cabeceira do Lajeado Rancho Grande, pelo qual desce até sua foz no rio Chopim; e, finalmente,  sobre este rio até alcançar o Passo Novo, que foi o ponto de partida.

A sede foi investida da categoria de Vila, recebendo o mesmo nome dado ao Distrito.

Dez anos após, em 1964, criou-se o Distrito Judiciário pela Lei Estadual nº 4930, de 23 de setembro, com a denominação de Coronel Domingos Soares. Sendo que a sede ficou com as seguintes divisas: como ponto de partida, no Município de Palmas, o rio Chopim, seguindo por este até a divisa do Município de Mangueirinha, descendo por este, ainda, até a foz do rio Butiá, no rio Iguaçu, subindo até a foz do rio Iratim, seguindo, ainda, por este até a foz do rio Estrela, subindo até a cabeceira do arroio Butiá que deságua no rio Chopim, ponto de partida, fazendo divisa com os municípios de Clevelândia, Bituruna e Reserva do Iguaçu e Palmas.

[1] Optou-se por usar a grafia original descrita na Lei.129, de 04.05.54.

[2] Igualmente, optou-se pela grafia original descrita na Lei 129, de 04.05.54.