No início da
semana, o prefeito Jandir Bandiera recebeu o chefe e a supervisora do
escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça,
Família e Trabalho (Sejuf), Carlos Roberto Gabriel e Eliane Willms, respectivamente,
acompanhados dos diretores dos departamentos municipais de Indústria e Comércio
e Ação Social, Antônio Carlos Kovoliski e Angélica Graeff Catapan.
Desde o início do ano, o prefeito
Bandiera, juntamente com o vice-prefeito Lio e o diretor de Indústria e Comércio,
estão correndo atrás de novas empresas, indústrias de pequeno e médio porte,
com o objetivo de aumentar a oferta de empregos em Coronel Domingos Soares. “Geração
de emprego e renda é um dos grandes desafios que assumimos em nossa gestão e
não vamos medir esforços para que Coronel Domingos Soares se transforme num
polo empresarial, num lugar propício para as empresas se instalarem”, comenta o
gestor, enfatizando que onde há empregos toda a economia local melhora e,
consequentemente, o município todo.
Desta forma, Gabriel anunciou, em
sua visita, que mais um dos pedidos do prefeito será atendido, e Coronel Domingos
Soares ganhará um posto avançado da Agência do Trabalhador. A ação se dará
através do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, da
Secretaria Sejuf, em parceria com as prefeituras. É um desdobramento do
projeto Emprega Mais Paraná, e tem como
objetivo facilitar o encaminhamento de trabalhadores em todos os municípios
paranaenses.
O Posto
Avançado de Coronel Domingos Soares estará vinculado à Agência do Trabalhador de
Palmas e contará com suporte dos Escritórios Regionais da Sejuf. Os
atendimentos serão presenciais, mediante agendamento e seguirão todos
os protocolos das autoridades sanitárias, além dos
decretos municipais. “A ação foi desenvolvida para diminuir o custo
de trabalhadores que hoje têm um gasto adicional de deslocamento até
as cidades que têm uma Agência do Trabalhador”, explicou o secretário Ney
Leprevost.
Para Kovoliski, essa é uma grande
conquista para o município, pois facilitará o dia a dia dos trabalhadores
domingosoarenses, que não precisarão mais ir a outros municípios para requerer serviços
prestados pela Agência do Trabalhador. No posto avançado, além do atendimento ao trabalhador que busca uma
colocação no emprego formal, também será feito o atendimento daquelas pessoas
que necessitam solicitar seu benefício do seguro-desemprego. Essas unidades
facilitarão o acesso do trabalhador à capacitação profissional, ao microcrédito
e demais programas relacionados à política de trabalho, emprego e renda no Estado.
Pelo programa, a prefeitura cede
um funcionário e a estrutura física para a instalação da unidade e a Sejuf
oferece a capacitação ao servidor e o acesso para o gerenciamento do sistema
local de intermediação de vagas de emprego.
No próximo dia 14, o
prefeito Bandiera assinará o convênio com a Sejuf, em uma cerimônia realizada
em Itapejra d’Oeste.
Fomento Paraná
Quanto ao microcrédito,
vale recordar que Coronel Domingos Soares também conseguiu a permissão para funcionamento
da agência Fomento Paraná, que é uma instituição financeira de capital fechado com capital
social majoritariamente pertencente ao Estado do Paraná. Com isso, a
Fomento Paraná tem todas as operações e atividades submetidas às normas do
Sistema Financeiro Nacional e é regularmente auditada e fiscalizada pelo Banco
Central do Brasil e Tribunal de Contas do Estado do Paraná, entre outros
órgãos. Essa característica lhe confere credibilidade e transparência na gestão
de fundos e ativos financeiros que se encontram sob sua responsabilidade.
A Fomento Paraná tem por
finalidade fornecer apoio financeiro para iniciativas de modernização e
ampliação das atividades de pequenas e médias empresas e micro e pequenos
empreendedores, do campo ou da cidade, de forma a estimular a geração de
emprego e renda. A empresa busca também impulsionar o desenvolvimento de
negócios na área de inovação e tecnologia, concedendo crédito a empresas de
base tecnológica, inclusive as que passam por incubadoras.
A
servidora municipal cedida já recebeu o treinamento e em breve a agência estará
disponível para todos.
Assistência
Social
Os representantes da Sejuf também
aproveitaram para visitar o Departamento de Ação Social e falar sobre o programa
Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), que tem como objetivo promover a integração de políticas
públicas para que comunidades e cidades se tornem amigas das pessoas com mais
de 60 anos.
De
acordo com a Sejuf, este
programa é baseado no “Guia Global: Cidade Amiga do Idoso” e “Guia Global das
Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, estudos estes realizados pela Organização
Mundial da Saúde. A avaliação é feita através de 8 dimensões propostas pela
OMS, que são elas: Ambiente físico; Transporte e Mobilidade Urbana;
Moradia; Participação; Respeito e Inclusão Social; Comunicação e Informação;
Oportunidades de Aprendizagem; Saúde, Apoio e Cuidado. No Brasil uma proposta a
mais foi inserida, a “Escolhas Locais”, totalizando 9 ações.
“Nós
vamos aderir ao programa, juntamente com outros
departamentos. Vai ser uma junção de ações em prol dos idosos”, conta Angélica.