• (46)3254-1166 - Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Saúde intensifica vacinação contra febre amarela em Cel. Domingos Soares

 

Publicado em: 14/01/2021 00:00

Whatsapp

 

O Departamento Municipal de Saúde, por meio do setor de imunizações, está intensificando as ações de prevenção da febre amarela no município, com vacinação e campanha de conscientização. Por isso, de 11 de janeiro a 05 de fevereiro os profissionais estarão passando nas comunidades, de casa em casa, para vacinar todos entre 9 meses e 59 anos de idade.


            O cronograma começou com as comunidades Iraras, Bom Retiro e Nova Iguaçu. Na semana que vem será a vez de Marcon, Chico André, 27 de Outubro e Pedregulho. Entre 25 e 29 de janeiro serão vacinados os moradores de Terra Boa, Guerra, Ubaldino Taques (Lavrama) e Colônia Soares e, de 01 a 05 de fevereiro Ponte do Iratim, Engenho Velho, Ponte do Chopim, De Pauli, Vila Rural e Vila Canhoto. De acordo com o departamento, este trabalho é extremamente importante, visto que recentemente vários macacos bugios foram encontrados mortos, estando alguns infectados com o vírus.


            Segundo a Fundação Oswaldo Cruz – FioCruz - , a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. A prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.


            O setor de imunizações pede que os moradores estejam com suas carteiras de vacinação para receber a dose da vacina e, assim, se prevenir contra essa grave doença.