Desenvolver a Bacia Leiteira é a grande meta do setor
A administração municipal de Coronel Domingos Soares, através do Departamento de Agricultura - Deagri, está buscando reativar o potencial da bacia leiteira, que estava se desenvolvendo e, no últimos anos, foi perdendo força devido à falta de apoio e incentivo. Assim, foi realizada nas dependências do Deagri a primeira palestra deste ano aos produtores de leite domingosoarenses, mais especificamente os que se utilizam dos botijões fornecidos pelo Município.
Segundo o veterinário da Embrasemen – Empresa Brasileira de Sêmen, e palestrante, Francisco Roman, a palestra mostrou aos produtores formas de se obter o melhor desempenho com resultados através da inseminação artificial, visando sempre o sucesso desta. “Uma inseminação só é sucesso a partir do momento que acontecem duas coisas pós-inseminação: a primeira é que resulte numa prenhez, e posteriormente, que essa vaca venha a parir uma terneira melhor do que ela, ou seja, a próxima geração deve ser melhor do que a atual, propiciando aos produtores ter um melhoramento genético de seu rebanho”, explica Roman.
Conforme o diretor de Agricultura, Laércio Casagrande da Cruz, o Programa Municipal de Apoio à Bacia Leiteira estava parado, não havendo incentivo para inseminações. Com a licitação de uma nova empresa fornecedora de sêmens foi solicitado à mesma que instruísse os produtores locais por meio de palestras, reuniões e acompanhamentos. “Essas palestras são para que tenhamos menos perda de sêmen, como o Município se prontificou a doar para os pequenos produtores, priorizando a bacia leiteira, não podemos ter desperdício. Não é porque vão levar esse sêmen de graça que vão inseminar de qualquer jeito, em qualquer vaca. Nós temos que ter uma garantia, porque é dinheiro público”, comenta o diretor, ressaltando a transparência nos trabalhos e o comprometimento da administração municipal em desenvolver novamente este importante setor agropecuário e econômico.
Produtores de leite que ainda não aderiram ao Programa Municipal e tiverem interesse devem procurar o Departamento de Agricultura para receber as orientações de como se cadastrar e obter os benefícios do uso dessa biotecnologia, visto que através dela ele vai ter acesso à melhor genética que existe para propiciar o nascimento de melhores crias e pensando no futuro da propriedade, em terem animais mais produtivos. “Existe uma série de botijões que estão distribuídos em pontos estratégicos das comunidades e podem atender toda a extensão do município. Além disso, qualquer dúvida ou questionamento podem ser procurados os inseminadores comunitários”, orienta o veterinário, concluindo sua apresentação.