O prefeito Jandir Bandiera participou, nesta terça-feira (04), em Curitiba, do lançamento do programa Asfalto Novo, Vida Nova, coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e da Assembleia Legislativa do Paraná, que tem como objetivo transformar a realidade das menores cidades paranaenses com pavimentação asfáltica.
Segundo o governo estadual, nesta primeira fase serão destinados cerca de R$ 500 milhões para as cidades que, de acordo com o Censo IBGE de 2010, têm até 7 mil habitantes, mas a meta é atingir gradativamente todos os municípios com população de até 25 mil pessoas. Coronel Domingos Soares, de acordo com o Censo 2010, possui 7.238 habitantes e, conforme a última estimativa, realizada em 2021, 7.538 pessoas, entrando na segunda etapa do programa, lembrando que a apuração do Censo 2022 ainda está em andamento.
O Asfalto Novo, Vida Nova prevê também a substituição de toda a iluminação pública por lâmpadas de LED, calçadas com acessibilidade, drenagem fluvial e arborização.
Por ser uma obra de elevado valor, a pavimentação asfáltica muitas vezes não é realizada pelos pequenos municípios, impedindo, assim, o seu crescimento e desenvolvimento, sendo este o foco do programa. “Muitas vezes a Prefeitura sozinha não consegue fazer, e tudo isso está sendo pensado pelo nosso time, por isso lançamos este grande programa de pavimentação urbana e sustentabilidade para cada vez mais melhorar a qualidade de vida das cidades do interior”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Júnior na solenidade de lançamento do programa.
Para Bandiera, o programa Asfalto Novo, Vida Nova virá num momento especial, em que o governo municipal está realizando importantes obras e ações de modernização e de crescimento da cidade, com o intuito de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos moradores e aos visitante e ainda valorizar ainda mais a área urbana. “Em nome da população de Coronel Domingos Soares eu já quero agradecer de antemão ao governador Ratinho Júnior por este programa tão importante para todos nós, moradores de municípios pequenos, com recursos escassos. Tenho certeza de que a nossa cidade vai ficar ainda mais bonita”, disse o prefeito domingosoarense.
A Secretaria de Estado das Cidades, que é responsável pelo programa, desenvolveu uma cartilha com orientações para os prefeitos, com uma apresentação do projeto, contendo o valor investido, os objetivos e metas, além de características técnicas. Também constam no documento os pré-requisitos para adesão dos municípios ao programa, com diretrizes para a elaboração dos projetos de pavimentação, iluminação pública e compensação ambiental. Além do recurso para as obras, o Governo do Estado também vai distribuir cerca de 640 mil mudas de árvores nativas para que sejam plantadas nas cidades, fazendo a compensação de carbono desses projetos.