A primeira-dama e chefe de gabinete de Coronel Domingos Soares, Cristiana Oliveira, participou esta semana do 2º Encontro das Primeiras-Damas do Paraná – A força da mulher paranaense, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, organizado e promovido pela primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa.
O evento, que contou com a presença de 300 participantes, entre prefeitas, primeiras-damas e assistentes sociais municipais, teve como objetivo apresentar políticas públicas das secretarias e autarquias estaduais que convergem para a proteção das mulheres, incentivo ao empreendedorismo e cuidados com a saúde, por exemplo. Elas receberam uma cartilha com informações sobre cada programa do Estado e como acessá-los.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, bem como outras autoridades também participaram do encontro.
Dentre os programas e políticas públicas apresentados se pode citar a própria Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, o foco na prevenção da violência contra mulher e o acesso direto, prático e rápido para denúncias, criação da Ouvidoria da Mulher, o Ame-se, site que reúne diferentes iniciativas de todas as Secretarias de Estado em um único local, centralizando serviços que possam orientá-las de forma simples e descomplicada, o Banco da Mulher Paranaense, da Fomento Paraná, Nossa Gente Paraná, programa Mulheres Paranaenses: empoderamento e liderança, entre outros.
Conforme a primeira-dama domingosoarense, as mulheres são agentes de transformação e merecem cada vez mais reconhecimento e espaço na sociedade. “Hoje temos um governo do Estado forte e comprometido com todas as classes e esferas sociais. Participar deste encontro é uma enorme satisfação, porque podemos conversar de perto com o governador e a primeira-dama, Luciana, que sempre nos recebem com muito carinho e atenção”, disse Cristiana, agradecendo à Luciana Saito Massa pela acolhida.
“A primeira-dama não pode ser apenas a esposa do prefeito, que aparece esporadicamente em alguns eventos. Ela precisa participar, ser ativa e atuante, ajudar o seu município no que estiver ao seu alcance. É o que estou tentando fazer, auxiliando a gestão municipal na busca por recursos, parcerias e investimentos para que todos tenhamos um município melhor”, conclui a primeira-dama de Coronel Domingos Soares.