Os domingosoarenses puderam participar de uma experiência diferente promovida pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo. Sabendo da importância do mês de setembro, que há uma luta pela prevenção e combate ao suicídio, o setor realizou, de 27 a 29 de setembro, a primeira Exposição Instalação Artística, intitulada “Apenas um Corpo”, de iniciativa do professor de Artes Mateus Wanscher Pedroso.
Conforme o professor, a temática escolhida foi a depressão, de relevada importância na atualidade. “Um dos objetivos principais foi a conscientização das pessoas, elas saírem sabendo como a gente pode combater e se prevenir da depressão e dar a devida importância ao tema. Depressão é algo sério e precisa ter uma visibilidade maior, e esse objetivo foi atingido com êxito”, comenta o autor do projeto, que teve total apoio da direção do departamento.
Para a diretora da pasta, Jeneci Brais Carvalho, uma das funções do setor é oferecer aos munícipes a possibilidade de conhecer e ter contato com diferentes formas de manifestação artística, ampliando, assim, a bagagem cultural e intelectual das pessoas. “Esta foi apenas a primeira instalação artística. Teremos muitos outros momentos como este, onde as pessoas podem se sentir parte da obra toda”, disse, entusiasmada, a gestora de cultura.
Ainda de acordo com professor Mateus, vale destacar o tipo de manifestação de arte abordado na exposição. “Uma instalação artística é pouco conhecida, pouco falada, e sua importância é que as pessoas conseguem interagir com o que está sendo exposto; é um espaço onde as pessoas podem se apropriar, mexer nos objetos e, consequentemente, se sentir parte da obra”, explica.
A Exposição Instalação Artística ficou aberta ao público durante o horário de expediente, tendo a participação de alunos dos colégios estaduais, dos 4º e 5º Anos das escolas municipais e da população em geral.