SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL - SIM

Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) de Coronel Domingos Soares-PR

O QUE É O SIM/POA?

O SIM/POA de Coronel Domingos Soares foi instituído através da Lei Municipal 903/2019 e regulamentado pelo Decreto nº 98/2020, que estabelece critérios ao Serviço de Inspeção Municipal.

O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Coronel Domingos Soares-PR é vinculado ao Departamento de Agricultura Municipal e é responsável pelo registro e fiscalização de empresas que produzam, manipulam, beneficiam, transformam, fracionam e preparam produtos de origem animal (carne, leite, ovos, pescados e mel), e realizam a comercialização municipal.

Todo estabelecimento que recebe o registro no SIM/POA de Coronel Domingos Soares-PR deve ser comercializado exclusivamente dentro do município e apresentar no rótulo dos seus produtos a seguinte chancela:

QUAL SEU OBJETIVO?

Promover a manutenção e preservação da qualidade higiênica e sanitária na manipulação e processamento de produtos de origem animal, através de aplicação de Boas Práticas de Fabricação (BPF), visando garantir a qualidade e segurança alimentar e preservar a inocuidade e a identidade dos produtos.

QUAIS AS ATIVIDADES O SIM/POA DESENVOLVE?

- Orientação técnica aos interessados em obter registro no SIM/POA;

- Conceder aos estabelecimentos produtores de alimento de origem animal o Certificado de Registro no SIM/POA de Coronel Domingos Soares;

- Registrar os produtos de origem animal produzidos e comercializados no município;

- Analisar e aprovar projetos industriais;

- Fiscalizar os estabelecimentos registrados no SIM/POA de Coronel Domingos Soares;

- Realizar coleta de amostras de alimentos e água para análises laboratoriais;

- Atuar em atividades de combate a comercialização de produtos não inspecionados.

EQUIPE

Fiscal: Gabriela Barp Abdalla

Médica Veterinária

CRMV: 18730/PR