Prefeitura desenvolve projeto de proteção de nascentes

Publicado em: 11/06/2024 13:11 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Com recursos do Programa Itaipu Mais que Energia (R$ 63.999,00), o Município de Coronel Domingos Soares, através do Departamento de Meio Ambiente, está desenvolvendo projeto de proteção de nascentes existentes em propriedades rurais. Nessa primeira fase serão contempladas 60 nascentes.

Nessa segunda-feira (10), o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Rodrigo Müller Gheno, acompanhou alunos do Ensino Médio Técnico em Agronegócios do Colégio Santa Catarina e alunos da APAE numa visita a duas propriedades na região do Travessão, onde o projeto foi realizado.

De acordo com Gheno, a proteção de nascentes é um trabalho de fundamental importância para "impedir a contaminação da água de consumo por enxurradas e a ação de animais".

A seleção das propriedades e nascentes atendidas é feita pelos técnicos do IDR, sendo priorizados, nesse primeiro momento, os produtores de orgânicos devido às necessidades e exigências quanto à qualidade da água para lavar seus produtos, e conforme o enquadramento das nascentes. Os produtores rurais que tiverem interesse podem fazer o cadastro no Departamento de Meio Ambiente (anexo à Casa de Apoio).

De acordo com o dicionário, sustentabilidade significa um sistema com capacidade de se preservar. É um modelo com condições de balancear as necessidades econômicas e a preservação ambiental. A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o termo sustentabilidade como ações que podem atender as necessidades atuais sem comprometer as demandas futuras.

Desenvolvimento com respeito ao meio ambiente e sustentabilidade é o que o governo municipal busca através das inúmeras ações executadas no cotidiano.