Prefeito Bandiera cumpriu agenda em Curitiba

Publicado em: 08/05/2024 14:12 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

O prefeito de Coronel Domingos Soares, Jandir Bandiera, e o diretor do Departamento Municipal de Indústria e Comércio, Zequinha Taques, estiveram em Curitiba esta semana para cumprir agendas oficiais. Nesta manhã de terça-feira (7) estiveram com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), protocolando o pedido de vigas para a construção da ponte sobre o Rio São Pedro, na localidade do Butiá, e da ponte velha sobre o Rio Estrela, na localidade da Ponte do Iratim.

Aproveitando a oportunidade, o prefeito solicitou o apoio do presidente da ALEP para que o Governo do Estado aumente para R$ 5 milhões o valor dos recursos repassados ao Município para implementação do programa Asfalto Novo Vida Nova, além da diminuição da contrapartida municipal, podendo assim ajudar a Municipalidade na realização desta importante obra, que vai modernizar a cidade com pavimentação asfáltica em várias ruas de terra da cidade.

Ainda na terça, estiveram no escritório do Incra, onde conversaram com o superintendente substituto, Cyro Fernandes Corrêa Júnior, sobre a regularização fundiária dos assentamentos de Coronel Domingos Soares. Segundo o prefeito, a partir da próxima semana a Prefeitura disponibilizará um servidor, que passará por capacitação, para recolhimento de documentação dos assentados para encaminhamento e posterior titularização de suas terras.

Em Curitiba, prefeito e diretor de Indústria e Comércio também estiveram com o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, dialogando sobre programas do Governo do Estado para qualificação profissional dos domingosoarenses.

Na reunião ficou acordada a reabertura do Posto Avançado da Agência do Trabalhador, que estava inativa. O Posto Avançado foi uma conquista do atual governo municipal junto ao Estado do Paraná, inaugurado em março de 2022, tendo como principal tarefa a intermediação da mão de obra para o mercado de trabalho local.

De acordo com o prefeito, foi conseguindo com o secretário o curso de Panificação, o qual faz parte do Projeto Qualifica Paraná 2024 e é ofertado através de Unidade Móvel do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que estará em CDS até o próximo mês de julho.

Os cursos de capacitação são realizados com uma carga horária de 96 horas cada, incluindo na grade formativa 8 horas de conteúdo complementar comum a todos os cursos de preparação do aluno para o mercado de trabalho. Este projeto ainda conta com um subsídio de R$ 25,00 por dia de aula, assim ajudando ao cidadão com os eventuais custos de transporte e alimentação, o valor total do subsídio é de até R$ 600,00.