Prefeitura, Aprocel e Sebrae renovam parceria

Publicado em: 07/03/2024 15:48 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

A Aprocel – Associação de Produtores de Orgânicos de Coronel Domingos Soares – iniciou suas atividades em 2019 e, desde então, tem recebido apoio da Prefeitura através de parcerias firmadas com o Sebrae e com o próprio Município. Atualmente também com a Cooperativa, a entidade está alçando novos voos e ganhando cada vez mais espaço.

E, para conversar acerca dessa parceria, o prefeito Jandir Bandiera e o diretor do Departamento de Agricultura, Rodrigo Müller Gheno, receberam esta semana o novo presidente da Aprocel, Ademir Sebastião Ferreira Ávila, o novo tesoureiro, Elton Maurício Lauefer Passos, e o associado Rafael Espíndola de Abreu, juntamente com a gestora de agronegócios da Regional Sul do Sebrae Paraná, Alyne Chicocki, o consultor credenciado de agronegócios, Christiano Boza, e o técnico agrícola do IDR de Coronel Domingos Soares, Adilson Blasius. O objetivo da reunião foi a apresentação do relatório de gestão da Aprocel e a renovação da parceria para 2024, a qual será mantida.

O foco estratégico do Sebrae é dar apoio aos produtores familiares de Coronel Domingos Soares nos eixos de gestão e de mercado, com o objetivo de aumentar a produtividade, incrementar a qualidade dos alimentos e agregar valor, gerando reconhecimento técnico e de mercado aos produtos, processos e gestão da associação/cooperativa.

A participação do Sebrae no dia a dia da Aprocel é significativa, e vai desde a elaboração do estatuto social das duas entidades, suporte no registro e legalidade de ambas, orientações necessárias, apoio técnico, viabilização de mercados entre outras.

De acordo com o relatório de dezembro de 2023, são 28 famílias de agricultores envolvidas. Dessas, 12 têm mulheres à frente dos projetos produtivos, e 02 são encabeçadas por jovens. De 2019 a 2023 houve um aumento de 9.000% na produção total de orgânicos, passando de 4,3 para 420 toneladas. O valor da produção teve um aumento de 7.000%, indo de R$ 17.300,00 a R$ 1.500 milhão, e a diversidade de produtos teve um acréscimo de 4.000%.

O relatório ainda apresenta uma evolução das tecnologias socioambientais utilizadas pela Associação. A área orgânica certificada, por exemplo, evoluiu 425.000%, passando de 1.000 metros quadrados para 42,5 hectares. A área irrigada aumentou 109%, indo de 16.000 m² para 33.500 m², e a área de estufas aumentou 350%, passando de 2.175 m² para 10.000 m². Já os contratos de fornecimento para governos em 2023 fecharam em R$ 550 mil. Esses dados mostram o avanço e a evolução da Aprocel de 2019 a 2023, com o apoio da Prefeitura e do Sebrae. Vale destacar que todos os projetos levam em consideração a sustentabilidade.

Além da Prefeitura, a Aprocel também recebeu apoio financeiro da Brookfield e do Governo do Paraná, e pode construir a sua sede, localizada na Área Industrial, e adquirir implementos, equipamentos e materiais para aperfeiçoar e melhorar toda a cadeia produtiva. Atualmente, a Associação fornece alimentos para o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, em Coronel Domingos Soares, abastecendo todas as escolas municipais e todos os colégios estaduais. Em 2021, a entidade também fornecia produtos para as escolas de Mangueirinha.

A intenção, segundo os associados, é ampliar cada vez mais a produção e o mercado consumidor. Hoje, com a elaboração e utilização de rótulos que seguem as legislações vigentes, desenvolvidos pelo Sebrae, os produtos orgânicos da Aprocel podem ser comercializados em quaisquer supermercados e atacadistas.

Desta forma, o governo municipal de Coronel Domingos Soares continua e sempre continuará apoiando a Aprocel e toda a agricultura familiar local, buscando parcerias e ofertando auxílio técnico a todos os interessados.