Prefeito primeira-dama participam do lançamento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres

Publicado em: 27/05/2023 10:49 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Em Curitiba, o prefeito Bandiera e a primeira-dama e chefe de gabinete, Cristiana, participaram do lançamento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, no Palácio Iguaçu.

O evento contou com a presença do governador Ratinho Jr., da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, do vice-governador, Darci Piana, do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, da secretária de estado da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, entre outras autoridades.

O programa tem foco na defesa e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população feminina. A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres percorrerá todas as regiões do Estado para auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres, o que deverá facilitar o acesso delas aos projetos e recursos estaduais para este público.

Segundo Cristiana, já existe no plano de governo da atual gestão municipal a criação da Sala Rosa, com o mesmo objetivo do programa estadual, porém com adaptações para o público feminino local. "Esse programa do governo do estado é muito importante e vem ao encontro daquilo que queremos implantar em Coronel Domingos Soares dentro da administração pública para atender as mulheres", comentou a primeira-dama e chefe de gabinete domingosoarense.

Segundo o governador, trata-se de uma articulação conjunta do executivo estadual com as prefeituras para ampliar o alcance dos projetos e ações que visam a proteção, mas principalmente a garantia de mais autonomia para as mulheres. “Essa caravana vai percorrer o Paraná inteiro para ajudar os prefeitos a organizarem as suas estruturas municipais, sejam elas secretarias, diretorias ou departamentos e, assim, possam ter acesso facilitado aos diversos programas que o Governo do Estado já desenvolve”, afirmou.

“É um grande pacto em defesa das mulheres, mas além da proteção, queremos possibilitar a independência financeira e o fortalecimento delas, para que tenham cada vez mais espaço no campo profissional, político e em todos os aspectos da vida, fazendo com que o Paraná também seja uma referência para o Brasil na atenção ao público feminino”, acrescentou Ratinho Junior.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (Semi) e vai percorrer todas as regiões do Paraná para orientar os prefeitos e gestores municipais, conforme explica a secretária Leandre Dal Ponte. “Quem sabe o que a cidade precisa é quem vive nela, então ter um órgão específico de interlocução com o município fortalece as políticas públicas para mulheres, que atualmente ainda são trabalhadas de forma isolada”, afirmou.

Ao todo, serão dez encontros realizados com o apoio da AMP e demais associações municipais regionais.  Entre os assuntos em pauta nos encontros, está o papel da Semi no contexto do programa, a discussão sobre um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que estabelece como meta alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Em todas as reuniões, os representantes da Semi também apresentarão modelos de governança de política para mulheres, fornecerão orientações para a criação dos órgãos gestores, em especial a instauração do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a formalização do Fundo Municipal da Mulher. Uma das vantagens da configuração do fundo municipal é a possibilidade de repasse direto de recursos do Estado para as prefeituras.