18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado em: 18/05/2023 08:45 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Este dia 18 de maio foi instituído pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória/ES. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Neste sentido, todos os trabalhadores da rede pública e privada, especialmente a rede de apoio municipal de Coronel Domingos Soares, atuam no sentido de apoiar e divulgar a Flor símbolo da infância, que ao mesmo tempo demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual, com a campanha: “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”, sendo esta uma campanha de engajamento nacional.

Diante das proposições do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar do município de Coronel Domingos Soares, o intuito é convocar toda a sociedade a assumir esta bandeira no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes neste dia 18 de maio. O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação dos canais de denuncia como:

– Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

- Conselho Tutelar.

- Ação Social – CRAS/CREAS

O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar em todos os locais como comunidade, escola, família e outros locais.

Vale destacar que é importante que todos compreendam como sendo uma causa de todos, por esse motivo toda a sociedade deve se mobilizar com ações permanentes de apoio às situações de risco, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nesta quinta-feira, dia 18 de maio de 2023, às 15h será realizada uma caminhada em parceria com o Conselho Tutelar e toda a rede de apoio municipal, saindo em frente à Prefeitura até o Colégio Santa Catarina, com o engajamento dos alunos e professores, no qual será realizada na saída uma explanação quanto ao que se configura o abuso e exploração sexual contra criança e adolescentes, bem como os canais de denuncia. Da mesma forma, no período matutino será realizada uma visita nas escolas do município com o mesmo objetivo de explanar para as crianças, adolescentes e professores sobre o tema de grande relevância e de prevenção de riscos no abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente em nosso município.

Redação: Assistente Social do CRAS

Berenice Reis Kopstein – CRESS/Pr 12.740