Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tomam posse

Publicado em: 18/04/2022 00:00

Ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), no gabinete do prefeito, a posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, criado através da Lei nº 989 de 13 de dezembro de 2021.

O CMDPD tem por finalidade possibilitar a participação popular nas discussões, proposições, elaborações e auxílio na implementação e fiscalização das políticas públicas voltadas à assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais da pessoa com deficiência, a fim de garantir a promoção e a proteção das pessoas com deficiência, assim como exercer a orientação normativa e consultiva sobre os direitos das pessoas com deficiência no município.

Para a diretora da Escola de Educação Básica Elenita Almeida Ferreira, a APAE, professora Neiva de Fátima Lima Suchow, a criação deste conselho representa uma grande conquista para a instituição e para as famílias de pessoas com deficiência. "Quero agradecer imensamente a esta administração pelo olhar que está tendo para esta causa; isso merece nosso respeito e reconhecimento, pois no passado não tivemos nenhum respaldo e hoje temos toda a atenção e suporte de que precisamos", disse professora Neiva.

A diretora do Departamento Municipal de Ação Social, Angélica Graeff Catapan, enalteceu o trabalho desenvolvido pela APAE e enfatizou o apoio dado pelo Município para que o CMDPD se tornasse uma realidade. "Formar um conselho dá trabalho, mas é gratificante, porque é um direito deles e um dever nosso, por isso vamos fazer a nossa parte", destacou Angélica.

De acordo com o prefeito Jandir Bandiera, a APAE de Coronel Domingos Soares desenvolve um papel muito importante nos campos educacional e social, lutando pela inclusão efetiva de pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade. "Deixo aqui os meus parabéns para toda a equipe da APAE e para os alunos, e reafirmo que a administração municipal estará sempre defendendo os seus direitos e apoiando esta causa tão bonita no que for necessário e possível", comenta Bandiera.

Além dos conselheiros, participaram da solenidade de posse o presidente da APAE de CDS, Jayme Lazzaretti, diretores de departamentos e servidores municipais.