Prefeitura realizou 1ª Audiência Pública para revisão do Plano Diretor Municipal

Publicado em: 07/04/2022 00:00

O Município de Coronel Domingos Soares deu início, recentemente, à revisão do Plano Diretor Municipal, que tem como objetivo geral repensar a política municipal de planejamento e projetá-la à nova realidade do Município, fundamentando-se em princípios atuais de planejamento urbano, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (Agenda 2030), a Nova Agenda Urbana e o conceito de Cidades Inteligentes.

Desta forma, foi realizada na noite da última quarta-feira, 06, no plenário da Câmara de Vereadores, a 1ª Audiência Pública, com a participação de autoridades como o prefeito Jandir Bandiera, os vereadores João Evandro Tibes, Luiz Antônio de Mello, Valdir Castanha e Victor Andrey dos Santos, o promotor de justiça Dr. José de Oliveira Júnior, servidores públicos e representantes da sociedade civil, os quais lotaram o espaço.

Os objetivos específicos da revisão do PDM são: promover o desenvolvimento urbano sustentável; construir respostas para os problemas locais; garantir a participação popular no processo de planejamento e gestão da cidade; implementar os instrumentos legais do planejamento urbano; e garantir a transparência no processo de revisão do PDM.

O Plano Diretor de Coronel Domingos Soares foi implementado no ano de 2012, desde então, a dinâmica da cidade e as mudanças no cenário econômico geram a necessidade da revisão política urbana local. Deste modo, é possível realizar intervenções planejadas e eficazes para orientar o reordenamento físico-territorial da cidade. A obrigatoriedade federal de elaboração do PDM é para municípios com mais de vinte mil habitantes; contudo, a legislação paranaense estende tal exigência para todos os municípios do estado.

As autoridades presentes, bem como a assessora de Planejamento da Prefeitura, Guacira Fávero de Mello e a coordenadora do Grupo Técnico Permanente e da Equipe Técnica Municipal para implementação do PDM, engenheira civil Keury Fabris Marcon, falaram da importância do debate e da elaboração de um projeto participativo em benefício de todos os munícipes. A apresentação das fases desta revisão foi feita pelo coordenador da Equipe Técnica da Consultoria para a Revisão do Plano Diretor, representando a DRZ Geotecnologia e Consultoria, arquiteto e urbanista Henrique Ferrarini.

Após a apresentação os presentes puderam se manifestar, fazendo perguntas e dando sugestões, sendo este um dos objetivos da audiência pública, a participação ativa da população.

Todos os documentos elaborados durante a RPDM estarão disponíveis para acesso público no site da Prefeitura, cujo endereço é o www.pmcds.pr.gov.br. Na página inicial, no campo “O que procura”, basta clicar em “Revisão Plano Diretor” e acompanhar todo o andamento de Revisão do Plano Diretor Municipal. A gravação da 1ª Audiência Pública está disponível no canal da Prefeitura de Coronel Domingos Soares no Youtube (Link: https://youtu.be/gFoec9rm9qg).