Produtores rurais preparam silagem com auxílio do Departamento de Agricultura

Publicado em: 16/02/2022 00:00

Pensando no rigoroso inverno domingosoarense, o Departamento Municipal de Agricultura auxilia os pequenos produtores rurais na colheita e estocagem da silagem de milho, que é um dos componentes mais importantes na alimentação de bovinos, uma vez que a sua planta fornece um grande volume de alimento palatável, com alta digestibilidade e rico em energia, o que resulta em um excelente potencial para produzir leite e carne.

O produtor rural Jacir Segala, do Assentamento Passo Fundo, espera armazenar mais de 160 toneladas de silagem para este inverno, prevenindo a alimentação de sua criação, que é voltada à produção leiteira.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Clóvis França Silveira, o setor dá todo o auxilio necessário para que o produtor consiga em tempo hábil colher e armazenar a planta triturada para a produção da silagem, fornecendo 10 horas/máquina por produtor, com trator, ensiladeira, carreta agrícola basculante e operadores.

“Agricultura e pecuária são setores da economia que não param, independente de clima, lugar, pessoal, e o Departamento de Agricultura de Coronel Domingos Soares dia a dia vem apoiando e dando condições para que as atividades do campo se desenvolvam e sejam cada vez mais diversificadas”, comenta Silveira.

Atualmente, o Deagri está com um trator no Passo Fundo, uma retroescavadeira no Cacumbangue e outra retroescavadeira no Bom Retiro, fazendo a limpeza de silos. Além disso, o setor realiza a terraplenagem para construções de casas, galpões e mangueiras, faz a abertura de bebedouros para os rebanhos entre outros serviços diários, levando informação, conhecimento e auxílio aos produtores rurais de Coronel Domingos Soares.