Cel. Domingos Soares fará revisão do Plano Diretor Municipal

Publicado em: 04/02/2022 00:00

O Plano Diretor do Município de Coronel Domingos Soares foi elaborado no ano de 2008. A Legislação determina que os PDMs devem ser revisados a cada 10 anos. O não cumprimento pode acarretar em ações na Justiça e improbidade administrativa aos gestores, além da limitação de crédito e de repasse de recursos públicos aos municípios.

Comprometida com a melhoria dos trabalhos e com a construção de um município próspero e desenvolvido em todas as áreas, a Prefeitura de Coronel Domingos Soares fará, neste ano, a revisão do Plano Diretor Municipal e das leis que o compõem, com base na Lei Federal nº 10.257/2021 – Estatuto das Cidades.

Conforme a Divisão de Engenharia, está aberto o edital para Contratação de empresa especializada em elaboração de Plano Diretor. O certame ocorrerá no dia 09/02, quarta-feira, conforme consta em Diário Oficial.

Para dar seguimento e acompanhamento a todo o processo de revisão do PDM, o prefeito Jandir Bandiera nomeou a equipe técnica e o grupo técnico permanente para acompanhamento do objeto, de forma a garantir a qualidade do trabalho e a continuidade na implementação do Plano Diretor no Município.

Áreas como o desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento cultural e desenvolvimento ambiental fazem parte da Política de Desenvolvimento Municipal do PDM, além do planejamento territorial.

Este processo de estudo necessitará da participação da comunidade para revisão e formulação das novas leis de acordo com a situação atual do município, sendo uma construção totalmente democrática e participativa, indo verdadeiramente ao encontro dos anseios da população. De acordo com a coordenadora da equipe técnica, a engenheira Keury Fabris Marcon, o PDM contribui para a melhoria da qualidade de vida, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e um crescimento ordenado, norteando uma política de desenvolvimento municipal. O PDM é o principal instrumento de gestão, uma vez que elenca as prioridades do Município e faz a previsão de todas as etapas e ferramentas necessárias para serem realizadas”, explica.

A elaboração do Plano Diretor não é tarefa fácil e exige o comprometimento de

todos com os rumos do município. Para que seja um instrumento eficaz, precisa ser bem elaborado tecnicamente e pactuado de forma responsável. Por isso ratifica-se que a participação da sociedade é fundamental para se conseguir viabilizar no território municipal as diretrizes contidas no Estatuto da Cidade.