Realizada a 8ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado em: 29/11/2021 00:00

O Conselho Municipal de Saúde e o Departamento de Saúde de Coronel Domingos Soares realizou, na última sexta-feira (26), a 8ª Conferência Municipal de Saúde, tendo como tema A importância do controle social no SUS (Conselho Municipal de Saúde e Ouvidoria do SUS). O encontro foi na Câmara de Vereadores, com a presença de autoridades e representantes do setor de saúde.

Em sua fala, o diretor da 7ª Regional de Saúde, Anderson Carlos Nezello, destacou os desafios da saúde pública durante a pandemia do novo coronavírus, os trabalhos do Governo do Estado, especificamente da Secretaria de Saúde, e a organização e envolvimento do Conselho de Saúde de Coronel Domingos Soares.

Para a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Marly Maito, a Conferência é uma etapa importante nos trabalhos iniciados junto às comunidades do campo, onde foram realizadas as pré-conferências municipais, coletando as propostas de cada localidade e propostas das entidades, associações, departamentos da prefeitura e profissionais de saúde. “A realização deste encontro é mais que adequado, tendo em vista a nossa preocupação com a promoção e melhoria da Saúde Pública. Estamos confiantes que daqui sairão propostas de ações com vistas à promoção da saúde e resolução de algumas dificuldades da saúde do nosso município”, disse a diretora em seu discurso.

A ouvidora municipal do SUS, Jakeline Matias, explica que este órgão é de fundamental importância, pois identifica o grau de satisfação do usuário, buscando soluções para questões levantadas, visando à melhoria nos serviços realizados pelo Departamento e seus prestadores. “É através da ouvidoria que recebemos as manifestações de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, informações e, lembrando que não se baseia só nisso, mas também em elogios, pois da mesma maneira que identificamos os problemas nas reclamações e buscamos junto ao gestor a solução, assim os elogios são uma forma de reconhecimento ao profissional que está desempenhando suas atividades de forma eficiente”, explica.

Ativo e atuante, o Conselho Municipal de Saúde, junto à Ouvidoria, é um órgão fiscalizador, orientador e deliberativo, que contribui constantemente com os serviços prestados pela saúde pública municipal. “A participação da sociedade por meio do controle social visa a garantir que as políticas sejam efetivas no atendimento das necessidades da população, e é através das propostas aprovadas que poderemos reavaliar e melhorar nossos serviços prestados aos usuários do SUS”, comenta a presidente do CMS, Saraí Sicka das Neves Smolinski, ressaltando que as propostas aprovadas serão encaminhadas ao Executivo para análise da legalidade, disponibilidade financeira e de recursos físicos e humanos disponíveis.

A palestra da tarde ficou por conta do farmacêutico e consultor Álvaro Antônio Markoski da Silva, que abordou o tema da Conferência.

Propostas

Dentre as propostas, a mais solicitada foi o retorno da equipe multiprofissional em todas as unidades básicas de saúde, com atendimento de profissional médico, o qual foi suspenso desde o início da pandemia de coronavírus, em 2020. “Sabemos que muitas propostas são recorrentes e que se ainda não foram colocadas em prática, não se deu por má vontade da nossa gestão, mas por impossibilidades devido aos entraves burocráticos, financeiros e/ou legais e, em especial neste nosso primeiro ano de mandato, enfatizamos a pandemia do Covid-19”, explica Marly Maito.

Segundo o vice-prefeito Liomar Antônio Bringhentti, a saúde pública de Coronel Domingos Soares sempre foi referência na região, devido à qualidade dos serviços prestados e ao profissionalismo de todos os colaboradores. “É nosso dever como Prefeitura oferecer uma saúde pública cada vez melhor e mais humanizada para a nossa gente. Quando alguém procura o posto de saúde é porque está precisando de amparo, de médico, de medicamentos, e nós, como gestores, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para fazer da saúde pública de Coronel Domingos Soares a melhor do Sudoeste”, garante Lio.

A comissão organizadora da 8ª Conferência Municipal de Saúde agradece a presença e participação dos servidores, membros do CMS e autoridades no evento.