Departamento de Cultura e Turismo lança Projeto Muro Arte e Cultura

Publicado em: 22/04/2021 00:00

O Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Coronel Domingos Soares está lançando o Projeto Muro Arte e Cultura, cujo objetivo é conhecer e prestigiar os artistas plásticos domingosoarenses, representando-os em um mural público, inicialmente na Biblioteca Cidadã Afonso Jacob Müller e na Pré-escola da Escola Municipal Professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli.

Segundo a diretora da pasta, Jeneci Brais Carvalho, essa “Oficina de Arte” propõe mostrar a arte com desenhos e gráficos da cultura e paisagem locais, como as Araucárias, cachoeiras, entre outras; obras que apresentem as riquezas culturais do município e do povo de Coronel Domingos Soares.

Sob a coordenação dos departamentos de Cultura e Turismo, Educação e Ação Social, com apoio da Biblioteca Cidadã e da administração municipal. Promover a arte, ampliar a visão artística, valorizar os estilos de arte e os artistas locais, propagar a cultura e embelezar a cidade são objetivos específicos do projeto. “A proposta deste projeto é valorizar e fazer acontecer a arte na mente de nossa população, que nunca teve um incentivo para mostrar nossa cultura, cachoeiras, folclore, fauna e flora, tão ricas no interior do nosso município, bem como incentivar nossas crianças, jovens e adultos em práticas coletivas e atividades criativas, mostrando as diferentes formas e modalidades nessa prática artística, como composição, apreciação e execução”, comenta Jeneci.

Para a execução das pinturas, os artistas contarão com o apoio dos departamentos acima citados, inclusive dispondo de material necessário para colocar em prática suas propostas, que não poderão ser alheias ao tema do projeto artístico-cultural. “Dessa forma propõe, entre outras ações, oportunizar ao Município e seus munícipes a valorização da arte local, a amostra de seus trabalhos e, ao mesmo tempo, embelezar nossa querida Coronel Domingos Soares, pois tem muito potencial e ele precisa ser explorado”, ressalta a diretora de Cultura e Turismo.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente no Departamento de Cultura e Turismo, localizado na Rua Afonso de Almeida Rocha, n°2132, ao lado do Departamento de Educação, no Centro, apresentando seus documentos pessoais e um comprovante de residência. Para participar, o artista precisa residir na cidade ou interior do município. Caso seja menor de idade, é obrigatório o acompanhamento de um responsável.