Ação Social resgata Clubes de Mães e reinicia encontros da Terceira Idade

Publicado em: 21/02/2017 00:00

Desejo da prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, a prefeitura, por meio do Departamento de Ação Social, deu início à recuperação dos clubes de mães do município. De acordo com Maria Antonieta, quando foi diretora de Ação Social, de 2009 a 2012, havia 18 clubes, sendo que nos últimos anos restou apenas um, na Linha Pedregulho, ficando os demais abandonados e desestimulados. Por isso estão sendo realizadas reuniões em todas as localidades onde antes as mulheres se encontravam para conversar, produzir artesanatos, comidas e fazer cursos.

“Tudo isso pensando numa qualidade de vida melhor para as mulheres do campo, que não tinham nenhuma atividade de lazer nem que as capacitasse para ter uma renda própria, então a gente criou esses clubes dando oportunidade de elas aprenderem um artesanato, culinária, aproveitando o que tem na sua lavoura, na sua região”, explica a prefeita, sentindo-se feliz ao saber que, mesmo sem os encontros, muitas mulheres que outrora participavam dos encontros continuam produzindo aquilo que aprenderam. Segundo a diretora de Ação Social, Terezinha Giacomel, a administração municipal quer proporcionar às mulheres do campo o acesso a cursos profissionalizantes e dias de confraternização. “Na vida são necessários momentos de lazer, de conversa com as amigas, de aprendizado, e tudo isso e muito mais será ofertado a elas através dos clubes de mães”, comenta Terezinha, reforçando as palavras da prefeita, que disse que “programou reativar todos os clubes e continuar dando oportunidade para essas mulheres de fibra que vivem no interior”.

A partir de agora Coronel Domingos Soares contará com 19 clubes de mães, sendo eles nas seguintes localidades: Passo Fundo, Butiá, Pirapó/Bom Retiro, Pedregulho, Pedra Branca, São João, Iraras, Nova Iguaçu, Ponte do Iratim, Marcon, Chico André, Ubaldino Taques, 27 de Outubro, Guerra, Terra Boa, Vila Rural, Travessão, Sadia e na cidade.

Terceira Idade
            Após um período de férias os encontros da Terceira Idade reiniciarão nesta quinta-feira, dia 23, às 14 horas, no salão de eventos localizado à Rua José Salvador, atrás do Ginásio Municipal de Esportes. Conforme o Departamento de Ação Social, será feito um grito de carnaval com os integrantes, visto que esta é uma festa tradicional no Brasil e desperta a alegria nas pessoas. “Nossa intenção era promover um evento maior, iniciado com os idosos e estendido a todos, mas devido às dificuldades financeiras teremos que limitar somente à Terceira Idade. Para o ano que vem, quando tudo estiver organizado e a crise superada, pretendemos ampliar o grito de carnaval”, conclui Giacomel.