Município quita dívida com o INSS deixada pela administração anterior

Publicado em: 07/02/2017 00:00

Município quita dívida com o INSS deixada pela administração anterior

Aline Pires, diretora do Departamento Municipal de Finanças

A prefeitura de Coronel Domingos Soares quitou, na última segunda-feira, 06, mais uma dívida deixada pela administração passada, que foi contra ao que recomenda a Lei de Responsabilidade Fiscal. Foram pagos R$ 245.305,14 referentes ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social dos servidores públicos municipais. O valor ficou empenhado em Restos a Pagar, ou seja, sendo uma dívida herdada pela atual gestão.

Segundo o Departamento de Finanças, o valor inicial era de R$ 231.529,16, sendo o equivalente a R$ 13.775,98 somente de juros e multas por atraso. “Se esse pagamento tivesse sido feito em dia seriam R$ 13 mil que nós poderíamos estar disponibilizando para outros pagamentos”, comenta a diretora de Finanças da Prefeitura, Aline Pires, contando que diariamente recebe ligações de fornecedores e prestadores de serviços que não receberam por seus serviços até o final de 2016 e estão com seus pagamentos suspensos. “A prefeita decretou a moratória de noventa dias justamente para que consigamos colocar a casa em ordem. Em momento algum foi dito que não será pago, mas a moratória foi decretada para colocar as contas em dia, o que já estamos fazendo”, explica Aline.

Ainda sobre a quitação da dívida com o INSS, a diretora de Finanças destaca que é dever do gestor público estar em dia com as obrigações ficais e patronais do Município. “Mantendo tudo em dia os recursos, conforme vão sendo liberados pelos governos federal e estadual, vão sendo repassados automaticamente todos os meses; inclusive todos podem consultar isso pelo site do Banco do Brasil. Uma vez que o Município deixa de cumprir com os pagamentos essas verbas são trancadas”, conta, lembrando que, quanto ao INSS parte desse dinheiro é descontada dos próprios servidores.

Com a intenção de agir sempre de forma transparente, clara, honesta e comprometida é que a administração municipal busca regularizar a situação financeira do Município, para que possa respirar e assim conseguir realizar inúmeras ações em prol da comunidade domingosoarense. “Nós estamos fazendo o possível para organizar a casa e o pagamento de mais essa dívida mostra o nosso comprometimento com o que é certo”, conclui a prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida.