Prefeitura entrega implementos agrícolas a associações rurais

Publicado em: 04/03/2024 11:41 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Como diz uma conhecida propaganda: “O agro é tudo”. Por concordar com essa afirmação, é que o governo municipal de Coronel Domingos Soares, vem prestando apoio aos agricultores e pecuaristas, buscando o desenvolvimento do setor. E, para estimular ainda mais, na última sexta-feira (01), foi realizada a entrega de 13 implementos agrícolas às associações de produtores rurais do Bom Retiro, Cacumbangue, Chico André e Iraras e de 01 veículo utilitário ao Serviço de Inspeção Municipal – SIM, órgão vinculado ao Departamento Municipal de Agricultura.

O evento contou com a presença do deputado federal Sérgio Souza (MDB), do assessor do deputado federal Zeca Dirceu (PT), Francione Pruch, do prefeito, Jandir Bandiera, do vice-prefeito, Liomar Bringhentti, dos vereadores Professor Anderson e Professor Castanha, diretores de departamentos municipais, servidores públicos, e dos presidentes das associações beneficiadas e associados.

Os recursos para aquisição dos equipamentos e do veículo foram viabilizados pelos deputados federais Sérgio Souza (R$ 586,500,00) e Zeca Dirceu (R$ 210.000,00), e a Municipalidade contribuiu com uma contrapartida de R$ 54.699,00, totalizando um investimento de R$ 828.249,00.

Representando os presidentes das associações, o presidente da Associação de Produtores Rurais do Cacumbangue, senhor João Maria Batista Alves, agradeceu a todos que se empenharam para a aquisição dos equipamentos e falou que “o Cacumbangue quer somar junto para produzir cada vez melhor”.

De acordo com o diretor do Departamento de Agricultura, Rodrigo Müller Gheno, os implementos facilitarão o cotidiano das atividades desenvolvidas pelos produtores rurais. “É uma grande alegria estar recebendo mais esses implementos, que vêm somar para os nossos produtores, no dia a dia, facilitando o plantio, o preparo do solo, e assim conseguem produzir mais, melhorar sua renda, e ter uma qualidade de vida cada vez melhor”, disse Gheno.

Conforme Francione Pruch, essas entregas fortalecem a agricultura local e o próprio município. “Isso vem a colaborar a muito com o crescimento e fortalecimento das nossas entidades, e podem ter certeza de que em breve teremos outros equipamentos para fortalecer a agricultura local e o município”, enfatizou, ressaltando que o mandato de Zeca Dirceu está à disposição dos domingosoarenses.

Para o vice-prefeito, Liomar Bringhentti, que também é agricultor, é um motivo de grande alegria poder entregar todos esses implementos a quatro associações de produtores rurais. “Só temos a agradecer aos deputados que nos ajudaram e, especialmente, ao André Taques, pela maneira como conduziu, porque é assim que funciona, com esse olhar positivo, unindo forças, que a gente consegue as coisas, principalmente num município com arrecadação baixa e as dificuldades que a gente tem”, explicou, Bringhentti, enaltecendo o papel do agricultor André Taques, que assessora o deputado Sérgio Souza na região.

Segundo o deputado Sérgio Souza, em três anos seu mandato já destinou R$ 3.350.000,00 para Coronel Domingos Soares. Além dos implementos agrícolas, vale destacar que o parlamentar viabilizou recursos para a aquisição de 01 caminhão caçamba (em uso), R$ 1 milhão para readequação de estradas vicinais (em execução), e nos próximos meses deverá encaminhar mais R$ 1.100,000,00 através de emendas impositivas, sendo R$ 1 milhão para readequação de estradas e R$ 100 mil para a Saúde. “Eu vim para ficar. Vocês podem contar comigo em todos os momentos que precisarem, que eu estarei lá no Congresso Nacional representando a nossa gente de Coronel Domingos Soares”, garantiu o parlamentar, que tem propriedade rural no município.

O prefeito de Coronel Domingos Soares, Jandir Bandiera, destacou a característica municipalista dos dois deputados e sua importância para Coronel Domingos Soares. “São dois deputados municipalistas, que trabalham pelos pequenos e médios municípios. Eu quero parabenizar todos os agricultores que foram contemplados e dizer a vocês, que representam as comunidades, que nós estamos sempre de portas abertas para ajudar”, disse Bandiera, agradecendo a todos que colaboraram para a aquisição desses implementos e do veículo.

Segundo a Assessoria de Planejamento, após cinco anos as associações podem requerer ao Município a doação definitiva dos equipamentos, que foram distribuídos da seguinte forma:

Bom Retiro

01 Distribuidor de adubo