Estudantes apresentam esboço de livro sobre a história do município de Cel. Domingos Soares

Publicado em: 23/01/2024 10:10 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Na semana passada, o prefeito Jandir Bandiera e o vice-prefeito Liomar Bringhentti receberam os adolescentes Amanda Victória Brancalioni, Nalissa Cruz da Silva e Paulo Vitor Mocellin, que vieram apresentar um livro escrito por eles mesmos contando a história de Coronel Domingos Soares.

Segundo os escritores, a ideia surgiu em 8 de março de 2022, quando foi necessária uma pesquisa bibliográfica para a aula de História. Notou-se que havia apenas informações genéricas e superficiais. “Não encontramos nada aprofundado sobre nosso município, então tivemos a ideia de pesquisar, conversar com moradores antigos e coletar informações e materiais, para escrever um livro,” contou Nalissa.

Através dessa percepção dos jovens sobre a falta de materiais referentes à história do nosso município, veio a iniciativa do livro "Coronel Domingos Soares - Arquivo e História", onde a principal ideia era levar o conhecimento sobre a cidade aos próprios moradores, onde muitos, principalmente a população mais jovem, não sabem a origem do município, de onde surgiu e como tudo se formou.

Com isso em mente, eles foram atrás e trabalharam bastante para conseguir o máximo de informações possíveis para que esse projeto fosse realizado, e agora, quase dois anos depois, os idealizadores têm a honra de comunicar à população que o livro está pronto. O próximo passo agora é levar esse projeto em frente, para enfim tê-lo em forma física, podendo ser distribuídas cópias gratuitamente às escolas e instituições de CDS.

Segundo Paulo Vitor, o livro remonta a história de luta pelo desmembramento de Coronel Domingos Soares, tendo relatos das pessoas que participaram destas movimentações pró- plebiscito.

O prefeito parabenizou os estudantes pela bela iniciativa, e colocou a Prefeitura a disposição, no que estiver ao seu alcance, para colaborar.