2ª Mostra Educacional das Escolas Municipais será dia 24 de novembro

Publicado em: 08/11/2023 11:47 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

2ª Mostra Educacional das Escolas Municipais será dia 24 de novembro

1ª Mostra Educacional foi realizada em 2022

O Departamento Municipal de Educação de Coronel Domingos Soares está preparando a 2ª Mostra Educacional das Escolas Municipais, que ocorrerá no próximo dia 24, das 9h às 16h, no Ginásio Municipal de Esportes. Iniciada no ano passado, a Mostra tem o objetivo de apresentar projetos e atividades desenvolvidas pelas escolas ao longo do ano letivo, além de promover a feira do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP.

“O ano todo as crianças já vêm separando todo trabalhinho que fazem. É a valorização do dia a dia dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano, então é importante a participação dos pais e da comunidade para que eles se sintam empolgados e queiram aprender cada vez mais. Por mais simples que seja a atividade, foi realizada com muito amor, porque estão interagindo com o conteúdo estudado e isso é aprendizagem significativa”, justificou a diretora do Departamento de Educação, professora Daiana Neves de Oliveira.

A programação a 2ª Mostra Educacional conta com exposição de trabalhos, apresentações culturais e feira de alimentação do JEPP, e o evento é aberto a todos os públicos.

JEPP

Conforme relata professora Daiana, o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi implementado na rede municipal de ensino de Coronel Domingos Soares em 2021, por intermédio de parceria firmada pelo governo municipal com o Sebrae Pato Branco.

O projeto tem por objetivo formar professores que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, incentivando-os a sonhar e a terem vontade de realizar os seus sonhos. Na Escola Municipal Professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli é desenvolvido extraclasse, de segunda a sexta-feira, e cada turma trabalha um tema lúdico, sendo eles: montagem de loja de ervas aromáticas; loja de temperos naturais; oficina de brinquedos ecológicos; locadora de produtos; e espaço gastronômico, trabalhando as etapas de planejamento para concretizar um objetivo, as características do comportamento empreendedor e a correlação entre a cultura empreendedora e os valores éticos, culturais e de cidadania. As escolas do campo desenvolvem o projeto dentro da disciplina de matemática, na grade curricular.

“A gente tem que começar desde cedo com esses projetos, incentivando, e eles aprendendo os custos de produção, valor de venda, e outros aspectos relacionados ao empreendedorismo”, disse a diretora de Educação do Município.