Governo municipal entrega microtratores à Aprocel

Publicado em: 25/10/2023 15:33 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

O governo de Coronel Domingos Soares oficializou hoje a entrega de 06 microtratores e 06 carretinhas à Associação de Produtores de Orgânicos de Coronel Domingos Soares, a Aprocel, adquiridos com emenda conjunta dos deputados federais Zeca Dirceu e Gleisi Hoffmann, ambos do Partido dos Trabalhadores, no valor de R$ 104.598,00. Os recursos foram viabilizados por intermédio da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), a partir de solicitação do prefeito Jandir Bandiera e do vereador Anderson Guimarães.

Conforme o presidente da Associação, Francisco Karaseki, os microtratores auxiliarão no dia a dia das atividades realizadas. “Esses tratoritos estão chegando numa boa hora, em que estamos levantando os plantios; já abrimos comércio para fora, não apenas no PNAE e Compra Direta, e vão auxiliar muito os nossos produtores a puxar adubo, fazer o encanteiramento, e isso vai agregar mais plantio”, comentou.

Para o diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Rodrigo Müller Gheno, a Aprocel está ampliando mercado, e os novos equipamentos são um incentivo para a melhoria contínua da produção de orgânicos. “São de grande importância esses equipamentos, porque a associação está em pleno crescimento com a abertura de novos mercados e com certeza vão servir muito bem no auxílio”, complementa Gheno.

Representando a deputada estadual Luciana Rafagnin, o assessor parlamentar Saudi Mensor disse que os tratoritos darão melhores condições de trabalho e de produção. “Esses tratoritos são justamente para fortalecer e dar mais condições para que o trabalho seja menos pesado, produzindo mais e com menos tempo, garantindo a qualidade da produção de alimentos”, exemplificou.

Apesar de ainda estar afastado de suas funções devido à uma cirurgia no olho, o prefeito Jandir Bandiera compareceu à entrega e agradeceu aos parlamentares envolvidos e à Aprocel pela confiança. “Quero fazer um agradecimento à deputada Luciana, que em parceria com a deputada federal Gleisi Hoffmann e com o deputado federal Zeca Dirceu, trouxeram esses equipamentos para a nossa Aprocel, que para eles é fundamental para os trabalhos do dia a dia, e estamos reivindicando mais emendas para toda a agricultura”, afirmou o gestor.

De acordo com o então prefeito em exercício, Liomar Bringhentti, o Município está colhendo os frutos das parcerias e dos apoios dos deputados, gerando benefícios à toda a população. “Para nós é sempre uma satisfação poder entregar máquinas à nossa agricultura familiar; isso com certeza vai alavancar e facilitar o trabalho de todos da associação. Estamos colhendo os frutos das parcerias com os deputados, que vêm a beneficiar cada vez mais o nosso município. Também quero agradecer o esforço do vereador Professor Anderson, que ajuda muito os agricultores”, ressaltou.

A Aprocel conta atualmente com 24 associados certificados e 4 em processo de certificação, produzindo, semanalmente, mais de uma tonelada de produtos orgânicos, pães e bolachas, por exemplo. Entre os principais produtos da Associação estão: legumes, folhosas, frutas cítricas, pão integral, pão de legumes, cuca, bolacha caseira, molho de tomate, mandioca e abóbora descascadas, feijão entre outros. “Estamos investindo no plantio de variedades que produzem no período de agosto a fevereiro, que é um período que não temos frutas”, explicou o tesoureiro da Associação, Rafael de Abreu.

Portanto, a Aprocel segue em seu pleno desenvolvimento, com apoio do governo municipal através do Departamento de Agricultura, do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), do Sebrae e do Sicredi.