Ação Social inaugura Sala de Escuta Especializada

Publicado em: 10/10/2023 14:30 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

O município de Coronel Domingos Soares inaugurou na semana passada, no Conselho Tutelar, a Sala de Escuta Especializada, com foco em realizar o atendimento e a implementação da Lei nº 13.431/2017, conhecida como Lei da Escuta Protegida. O serviço vem complementar o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.

De acordo com o Departamento Municipal de Ação Social, a estratégia com a criação da sala é de reduzir a distância entre a agressão sofrida ou testemunhada e a denúncia, fazendo com que a criança ou adolescente tenha uma escuta única, sem a necessidade de relatar repetidamente o ocorrido para inúmeros profissionais, tornando este ciclo menos traumático.

“Esse espaço irá preservar os direitos das crianças e adolescentes do município, evitando assim a revitimização e chegando à responsabilização do criminoso. O procedimento será realizado por profissionais devidamente capacitados, e que atuam na rede de proteção do município”, conta a direta de Ação Social, Angélica Graeff Catapan.

Ainda em relação ao Conselho Tutelar, o Departamento Ação Social entregou mais um telefone celular novo para os atendimentos realizados pelas conselheiras, para substituir o anterior que estava com problemas. Conforme Angélica, de 2021 para cá este é o terceiro telefone móvel entregue pela administração municipal ao órgão, sendo dois novos e um que era de uso do departamento, dando todo o apoio e as condições necessárias para o bom desempenho dos trabalhos das conselheiras tutelares de Coronel Domingos Soares.