Setembro: mês de prevenção ao suicídio

Publicado em: 04/09/2023 14:24 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Em Coronel Domingos Soares não é diferente, e tanto o Departamento Municipal de Saúde como o Departamento Municipal de Ação Social possuem em suas equipes multidisciplinares profissionais de Psicologia para ajudar em todos os momentos.

Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

Uma das principais causas do suicídio, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, é a depressão. Segundo a Organização, a prevalência de depressão na rede de atenção primária de saúde é 10,4%, isoladamente ou associada a um transtorno físico. De acordo com a OMS, a depressão situa-se em 4º lugar entre as principais causas de ônus, respondendo por 4,4% dos ônus acarretados por todas as doenças durante a vida.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

O Departamento Municipal de Saúde orienta quem estiver passando por algum problema de ordem emocional ou psicológica a procurar ajuda no setor, de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente. “Nós estamos à disposição para ajudar quem precisa a superar os momentos difíceis de forma profissional e humana, com muito carinho, atenção e respeito pelas pessoas”, comentou a diretora da pasta, Marly Bevilacqua Maito.

Portanto, "se precisar, peça ajuda!".