Bandiera participa do lançamento do programa Itaipu Mais que Energia, em Foz do Iguaçu

Publicado em: 21/08/2023 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

O prefeito de Coronel Domingos Soares, Jandir Bandiera (PT), participou do lançamento do Programa Itaipu Mais que Energia, ocorrido na última sexta-feira (18), em Foz do Iguaçu, onde se encontrou com deputados, prefeitos, secretários de Estado e a diretoria da Itaipu Binacional.

Segundo o diretor-presidente da Itaipu Binacional, deputado federal Ênio Verri (PT), o programa prevê o repasse de R$ 931,5 milhões aos 399 municípios do Paraná e mais 35 municípios de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Aos municípios do Sudoeste paranaense, a empresa garantiu o montante de R$ 84 milhões para as obras de pavimentação asfáltica e em concreto, através de projeto articulado pela Amsop – Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, com início em 2024.

As áreas a serem executadas com recursos do programa são de Energia Renovável e Obras Sociais, Comunitárias e Infraestrutura. Os Município têm até 30 de setembro para cadastrar as propostas, que podem ser até três, sendo duas para Energia Renovável e 02 para Obras Sociais. A execução do programa será entre 2024 e 2026.

Segundo a Itaipu Binacional, cada município poderá receber até R$ 2 milhões, para projeto de pavimentação asfáltica ou em concreto, em estradas rurais e que não tenham calçamento. Os municípios também poderão apresentar projetos para obras sociais, que contam com um total de R$ 180 milhões reservados pela Itaipu.

“O Sudoeste é a região pela qual estamos iniciando esta expansão na área de atenção da Itaipu. Nessa nova gestão, as prioridades da empresa são meio-ambiente e responsabilidade social”, enfatizou o assessor da diretoria de coordenação da Itaipu, Eduardo Scirea.

Para Bandiera, a inciativa da hidrelétrica é louvável, visto que tem como intuito aproximar a empresa dos municípios, disponibilizando recursos e investindo em ações necessárias para o crescimento e desenvolvimento sustentáveis. “Em nome da população de Coronel Domingos Soares, município que represento, quero parabenizar o diretor-presidente, Ênio Verri, e o governo federal pela iniciativa. Esses recursos serão muito importantes para nós, pequenos municípios, para conseguirmos realizar ações em favor da nossa gente”, relatou o prefeito, ansioso com a efetivação do programa Itaipu Mais que Energia.

Na ocasião, o gestor pode conversar com o diretor-presidente da Itaipu, Ênio Verri (PT), o diretor de projetos, Carlos Caboni, o assessor especial da diretoria de coordenação, Eduardo Scirea, os deputados federais Paulo Litro (PSD), Gleisi Hoffmann (PT), Carol Dartora (PT) e Aliel Machado (PV), os deputados estaduais Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT), Arilson Chioratto (PT), Luís Corti (PSB), Ana Júlia (PT), o secretário de estado das Cidades, Eduardo Pimentel Slaviero (PSD).