Escolas de CDS começam a utilizar notebooks e Internet em sala de aula

Publicado em: 23/08/2023 14:23 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Professores e alunos das escolas municipais já estão tendo novas experiências com a utilização dos notebooks educacionais do projeto Aprender Conectado, entregues na semana passada a todas as escolas municipais e a todos os colégios estaduais de Coronel Domingos Soares.

Na Escola Municipal Professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli, localizada na área urbana, a professora de Artes, Andréa Carla Negrello da Silva inovou levando os computadores portáteis para a sala de aula, despertando a curiosidade e a empolgação dos alunos.

De acordo com estudo “O uso da Internet por estudantes de Ensino Fundamental”, publicado na Revista Educação Pública, os alunos do Ensino Fundamental podem se beneficiar do uso da internet na educação de diversas formas, como por exemplo: acesso a uma grande quantidade de informações e recursos educacionais, possibilidade de interação com outros alunos e professores em diferentes partes do mundo, sendo tais ferramentas poderosas quando utilizadas de forma estratégica e pedagógica no ambiente educacional.

Conforme a direção e coordenação pedagógica da Escola Municipal Professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli, o uso da tecnologia e Internet em sala de aula pode sugerir uma grande mudança de comportamento que favorece o aprendizado escolar. “Nossa escola foi contemplada na última semana com 04 kits incríveis compostos por 28 notebooks cada, 01 notebook para o professor e projetores de alta qualidade. Talvez será a primeira vez que muitos de nossos alunos terão contato com estes equipamentos que, a partir de agora, serão auxiliadores no processo de ensino aprendizagem”, disse a vice-diretora, Gracieli Garcia.

Todas as escolas receberam seus kits, e a quantidade de equipamentos foi definida com base na turma mais numerosa do último ano letivo.

Com Internet em todo o ambiente escolar e os notebooks, conquistas de todas as escolas por intermédio da EACE, com o projeto Aprender Conectado, o material didático da Aprende Brasil poderá ser explorado de maneira mais completa, acessando as plataformas digitais e os ambientes virtuais de aprendizagem disponibilizados, engajando os alunos, promovendo a interação e a troca de informações, além de facilitar o acesso aos conteúdos de forma dinâmica e atrativa.