Aleitamento materno é tema de palestras em CMEIs

Publicado em: 22/08/2023 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Agosto é o mês dedicado à promoção da amamentação, o chamado Agosto Dourado.

Em Coronel Domingos Soares, além do setor de Saúde da Mulher e da Criança do Departamento Municipal de Saúde, estão sendo realizados treinamentos pela nutricionista Saionara Bennemann, e a distribuição de materiais informativos, com apoio do Departamento Municipal de Educação, levando orientações para as escolas que possuem CMEIs, acerca da importância do aleitamento materno, incentivo à coleta de leite materno pelas mães, e capacitação sobre o uso de leite materno pela escola, em caso de impossibilidade de amamentação pela mãe.

De acordo com Saionara, também houve a reativação e melhoria das salas de amamentação dos CMEIs, espaços apropriados e adequados para as mães amamentarem tranquilamente seus filhos durante o horário letivo.

Segundo a Unicef, os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.