Escolas públicas recebem kits de informática do Aprender Conectado

Publicado em: 17/08/2023 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Coronel Domingos Soares recebeu os kits de informativa e multimídia do projeto Aprender Conectado, composto pela Anatel, ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras do leilão 5G, faixa de 25Ghz, Algar Telecom, Claro Telefônica (dona da marca Vivo) e Tim. O projeto de conectividade das escolas conta com recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões, definidos como obrigação estabelecida no edital do 5G para as operadoras.

Para definir os critérios e gerir os recursos, foram criados o GAPE, que tem a missão de fiscalizar, e a EACE, responsável pela execução. O projeto piloto foi criado para entender melhor as necessidades e analisar as dificuldades técnicas para levar a conectividade às escolas; para isso, foram escolhidas dez cidades, sendo duas em cada região do país. No total são 177 escolas que fazem parte do projeto piloto, sendo 34 localizadas em terras indígenas.

Com o contrato assinado entre a EACE e a Positivo Tecnologia no início de julho deste ano, a Empresa Brasileira de Tecnologia, Hardware e Serviços, as quinze escolas públicas de Coronel Domingos Soares receberam, na semana passada, os kits de informática do Aprender Conectado, compostos por notebooks para alunos e professores, telas, projetores e carrinhos de armazenamento.

No projeto piloto em Coronel Domingos Soares já foram realizadas em todas as escolas as obras de infraestrutura necessárias para a chegada da Internet, além da instalação da rede interna, que possibilita o uso da tecnologia wi-fi em todo o ambiente escolar. Com a entrega dos equipamentos, a fase piloto é finalizada.

“A gente está fazendo o projeto, mas sem a colaboração de vocês, diretoras, do Departamento de Educação, não seria possível. A gente vai ficar durante três anos dando suporte”, comentou o gerente regional da EACE, Rodrigo Ribeiro, explicando que a quantidade de notebooks educacionais por escola foi definida seguindo critério do MEC, de que a cada cinco turmas têm-se como parâmetro a maior.

A diretora do Departamento Municipal de Educação, professora Daiana Neves de Oliveira, agradeceu a todos os envolvidos nesta conquista, destacando que trará inúmeros benefícios para o dia a dia das escolas. “Não tenho palavras para agradecer, porque é um sonho desde o início da gestão que, se não houvesse essa parceria, não seria possível, e hoje estamos realizando esse sonho não só nas escolas municipais, mas nas estaduais também. Muitos alunos, principalmente do interior, não têm acesso à Internet, e isso vocês já nos proporcionaram e está funcionando muito bem”, ressaltou.

Para a diretora da Escola Municipal do Campo Santina Perret Carraro, Eliziane Bueno, os notebooks e a internet serão ferramentas a mais para utilização pelos professores com os alunos. “Tenho certeza de que nós, como diretores e professores, utilizaremos esses materiais com muito carinho e com muito cuidado”, enfatizou a professora.

De acordo com o vereador Professor Anderson, os notebooks serão de grande valia, principalmente para as escolas do campo. “Sempre tem aquela comparação que na cidade tem as coisas e no interior não, mas agora vai ter, porque a administração municipal deu todo o apoio e a gente se sente muito feliz quando vê as conquistas que têm a Educação”, comentou Guimarães.

“Fico feliz porque a nossa administração luta pela igualdade, principalmente na escola. Nós estamos investindo muito, porque para nós Educação é uma coisa séria, e esse projeto só vem a somar trazendo ainda mais igualdade aos nossos alunos; isso tudo vai despertar neles a sede pelo saber e vai facilitar a vida deles e dos professores”, disse o vice-prefeito, Liomar Bringhentti.

Conforme o prefeito Jandir Bandiera, a chegada dos kits de informática ficará guardado nos corações e na memória, porque representa a inovação para alunos e professores, além da igualdade entre cidade e campo. “Somos muito gratos por termos sido um dos dez municípios contemplados; tenho certeza de que esses materiais serão muito importantes para os nossos alunos, para os nossos professores, porque a gente sabe que o melhor caminho é a educação. É uma grande conquista”, destacou.

Por fim, após os técnicos da Positivo Tecnologia fazerem as devidas configurações dos aparelhos, esta semana alunos e professores já puderam experimentar aulas diferentes e inovadoras, aprendendo cada vez mais e se adequando ao mundo moderno e suas tecnologias educacionais.