Escola municipal inicia aulas de robótica

Publicado em: 16/08/2023 00:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

As escolas municipais de Coronel Domingos Soares, com apoio do Departamento Municipal de Educação, estão participando de uma capacitação em robótica junto à UTFPR de Pato Branco para o desenvolvimento de aulas dessa área para alunos do município.

Professor Rodrigo Siqueira Taques, que é diretor da Escola Municipal do Campo Francisco Taques, na comunidade Ponte do Iratim, já concluiu a primeira etapa e recebeu alguns materiais para iniciar as atividades com os alunos. “Quero agradecer o convite do Departamento de Educação que nos ofertou essa oportunidade. O curso foi divido em duas etapas, online e presencial, e foi de grande valia, pois adquirimos novos conhecimentos nas áreas da eletrônica, da mecânica e da programação, e estamos trazendo para o nosso município essa inovação, porque é muito importante, já que na sociedade atual isso é se suma importância”, comentou o diretor, ressaltando que a área da programação será cada vez mais abrangente e terá muito mercado de trabalho e cabe à escola apresentar às crianças, desde as séries iniciais.

Ainda de acordo com Taques, as aulas serão dinâmicas e atrativas, com o intuito de despertar o interesse dos alunos, onde desenvolverão vários projetos, como aplicativos, carrinhos, programa para controla da umidade do solo para a horta escolar.

Os alunos Amanda e Mateus estão gostando das aulas e desejam aprender muitas coisas. “Eu acho bem legal, porque a gente aprende a fazer robôs, a gente sabe aquela tecnologia que entra em casa, bate palmas e liga a lâmpada, então eu acho muito importante o que o professor está ensinando”, contou a estudante, com brilho nos olhos citando alguns exemplos do que podem aprender nas aulas.

Segundo a diretora do Departamento de Educação, Daiana Neves de Oliveira, este projeto vem ao encontro dos anseios do governo municipal, trazendo novidades e modernizando o ensino-aprendizagem na rede municipal de educação. “Quero parabenizar o professor Rodrigo por ter concluído essas etapas da capacitação, e reforçar que daremos todo o apoio necessário para todas as escolas desenvolverem atividades e projetos diferentes e inovadores com os nossos alunos, para que tenham cada vez mais gosto e prazer pelo estudo”, destacou.

Desta forma, com dedicação e amor à arte de educar, a Escola Municipal do Campo Francisco Taques dá seus primeiros passos na área da robótica e da programação, os primeiros da rede municipal de ensino, servindo como exemplo e estímulo para as demais instituições também inovarem suas metodologias.