Departamento de Educação recebeu técnicas do NRE

Publicado em: 12/07/2023 16:54 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Na terça-feira (11), o Departamento Municipal de Educação recebeu a visita das técnicas pedagógicas do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, Belmary e Oivete, as quais repassaram diversas ações para a Educação, dentre as principais o Programa Educa Juntos, criado através da Lei Estadual n.º 21.323 20 de dezembro de 2022, em regime de colaboração com os municípios, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – Seed.

Segundo a diretora de Educação, Daiana Neves de Oliveira, outra ação extremamente importante que foi novamente repassada e reforçada foi o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto 11.556/2023, e lançado em  12 de junho de 2023, pelo Governo Federal, que tem como objetivo implementar políticas, programas e ações para que as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental, promovendo medidas para a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, na ampliação e no aprofundamento das competências em leitura e escrita das crianças matriculadas na rede de ensino até o final dos anos iniciais do ensino fundamental, prioritariamente aquelas que não alcançaram os padrões adequados de alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental.

Nesta conversa também foi colocada a importância do trabalho, empenho, dedicação e comprometimento do professor na sala de aula, com seus alunos, o qual precisa estar sempre procurando por práticas pedagógicas que venham a proporcionar esta aprendizagem rumo à alfabetização até o 2º Ano.

“Temos conhecimento das dificuldades encontradas, mas, ao escolhermos esta profissão somos conscientes dos desafios que enfrentaremos, os quais devem ser enfrentados com garra, força e coragem, pois nossos alunos dependem de nós”, concluiu a diretora do Departamento de Educação, professora Daiana.