Escolas de Cel. Domingos Soares começam a receber, em até 30 dias, computadores do Aprender Conectado

Publicado em: 05/07/2023 15:45 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Com a assinatura, na última semana, do contrato entre a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas - Eace e a Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia hardware e serviços, as escolas públicas de Cel. Domingos Soares receberão, num prazo entre 30 e 45 dias, os kits de informática do Aprender Conectado.

No projeto piloto do Aprender Conectado em Cel. Domingos Soares já foram realizadas, em todas as escolas, as obras de infraestrutura necessárias para a chegada da internet, além da instalação da rede interna, que possibilita o uso da tecnologia wi-fi em todo o ambiente escolar. Com a entrega dos equipamentos, a fase piloto é finalizada.

“O processo de entrega dos equipamentos é bastante complexo por conta da logística e da ativação dos equipamentos. Será uma grande operação e levará em conta também o período de férias escolares que varia de região para região”, disse Paula Martins, CEO da Eace.

Os alunos beneficiados pelo Aprender Conectado utilizarão equipamentos exclusivos projetados pela Positivo. "Nossos dispositivos foram cuidadosamente desenvolvidos para atender às necessidades de computação das escolas contempladas pelo Aprender Conectado. Fazer parte dessa iniciativa é motivo de muito orgulho para nós justamente pelo alinhamento entre o objetivo do projeto e o nosso propósito como Companhia. Trabalhamos para tornar a vida das pessoas melhor e mais inteligente com o uso da tecnologia", diz Luís Vissoto, diretor Comercial da Positivo Tecnologia.

O projeto piloto contemplou dois municípios em cada uma das cinco regiões do Brasil, totalizando 177 escolas, fornecendo um total de 6.241 equipamentos. Serão 287 projetores, 287 telas de projeção, 276 carrinhos para armazenamento e recarga dos equipamentos, 463 notebooks para os professores e 4.928 notebooks educacionais para os alunos. O Grupo de Acompanhamento de Custeio a Projetos de Conectividade - Gape, presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, havia aprovado a aquisição dos kits de informática em maio deste ano.

Para a diretora do Departamento Municipal de Educação, Daiana Neves de Oliveira, esta é uma excelente notícia, que vai possibilitar ao Município a implementação de uma verdadeira Educação Conectada, como diz no logotipo do departamento. “A Internet é realidade em todos os setores da nossa vida e não podemos permanecer com metodologias tradicionais, antigas e por vezes ultrapassadas em sala de aula. Nosso dever, como gestores educacionais, professores, pedagogos, é incentivar o uso das novas tecnologias na aprendizagem das nossas crianças”, pontua professora Daiana, agradecendo à Eace e à Positivo Tecnologia.

Entenda o Aprender Conectado

Composto pela Anatel, Ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras do leilão 5G faixa de 26 GHz, Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM, o projeto de conectividade das escolas conta com recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões definidos como obrigação estabelecida no Edital do 5G para as operadoras. Para definir os critérios e gerir os recursos foram criados o Gape, que tem a missão de fiscalizar, e a Eace, responsável pela execução.

O objetivo é atender todas as escolas dos municípios selecionados, garantindo conexão com alta velocidade mesmo àquelas que não possuem energia. Os critérios de escolha dos municípios levaram em conta o IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios), o percentual de alunos impactados, a densidade SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), que revela a disponibilidade pré-existente de infraestrutura de banda larga, e a localização diferenciada em áreas de quilombolas, reservas indígenas e assentamentos.