• (46)3254-1166 - Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Prefeitura fecha parceria com União dos Autistas de Palmas e Região

 

Publicado em: 31/05/2023 10:57 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Prefeitura fecha parceria com União dos Autistas de Palmas e Região

Crianças tiveram primeira sessão de equoterapia

Para auxiliar no tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes autistas, a Prefeitura de Coronel Domingos Soares, sob coordenação do Departamento Municipal de Educação, também aderiu ao Projeto Azul Equoterapia, realizado em Palmas pela UAPAR – União dos Autistas de Palmas e Região, levando semanalmente alunos para as sessões de equoterapia.

A equoterapia – terapia assistida com cavalos – tem sido estudada como uma prática que pode ajudar no desenvolvimento de crianças com o diagnóstico de autismo. Entre seus benefícios, está a socialização e integração emocional e educacional de quem está no espectro.

Mesmo não sendo considerada uma prática baseada em evidências científicas, a equoterapia para autismo tem sido indicada por muitos especialistas para promover o aprendizado e auxiliar em áreas de dificuldade.

Neste tipo de intervenção, o cavalo atua como um agente promotor de ganhos tanto no nível físico quanto no psíquico. Além disso, é uma atividade que envolve a participação de todo corpo, o que ajuda a desenvolver áreas como: força muscular; relaxamento; conscientização do próprio corpo; aperfeiçoamento da coordenação motora e aperfeiçoamento do equilíbrio. A presença do animal gera benefícios do ponto de vista da aquisição de linguagem e sobre a percepção e o reconhecimento do próprio corpo pela criança.

Para a diretora do Departamento Municipal de Educação, Daiana Neves de Oliveira, a parceria com a UAPAR é de fundamental importância para desenvolvimento das crianças com Autismo. “Este apoio que a Prefeitura está dando e a parceria com a UAPAR são de grande valia para o tratamento e acompanhamento das crianças com Autismo em nosso município. Vamos fornecer o transporte e todo o apoio que os pais precisarem. Estamos muito felizes com a aceitação das famílias”, comenta a gestora educacional, ressaltando que até o momento estão inscritas nove crianças domingosoarenses no projeto.

Para os pais de Levi Henrique, de 2 anos e 10 meses, as sessões de equoterapia serão muito válidas e somarão ao acompanhamento já realizado. “A gente procura estar sempre atrás do que ele precisa e essa oportunidade das aulas de equoterapia vem pra somar no desenvolvimento dele. A gente agradece primeiramente a Deus, a todos do projeto e ao pessoal da Educação de Coronel, que entrou em contato”, relata o pai, Adriano Cardoso dos Santos.

De acordo com o Presidente da UAPAR, Thompson Scheneider, a intenção da instituição é expandir o projeto para outros municípios da microrregião e incluir novas terapias. “Nós realizamos a equoterapia aqui no Parque de Exposições de Palmas e conseguimos convênio também com Clevelândia e agora com Coronel Domingos Soares. Estamos tentando direcionar o máximo para a regionalidade, começando em Palmas para que futuramente também tenhamos em Coronel Domingos Soares e em Clevelândia, e como porta de entrada para outras terapias, como fonoaudiologia, psicologia”, explica Schneider.

O Departamento Municipal de Educação convida os pais ou responsáveis de crianças com espectro autista comprovado em laudo médico que queiram participar do projeto para que procurem o setor para mais informações.