• (46)3254-1166 - Segunda a Sexta das 8h √†s 12h e das 13h √†s 17h
  • Segunda a Sexta das 8h √†s 12h e das 13h √†s 17h

Prefeito primeira-dama participam do lançamento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres

Publicado em: 27/05/2023 10:49 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Em Curitiba, o prefeito Bandiera e a primeira-dama e chefe de gabinete, Cristiana, participaram do lançamento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, no Palácio Iguaçu.

O evento contou com a presença do governador Ratinho Jr., da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, do vice-governador, Darci Piana, do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, da secretária de estado da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, entre outras autoridades.

O programa tem foco na defesa e no fortalecimento das pol√≠ticas p√ļblicas voltadas √† popula√ß√£o feminina. A Caravana Paran√° Unido Pelas Mulheres percorrer√° todas as regi√Ķes do Estado para auxiliar as administra√ß√Ķes municipais a montarem estruturas de gest√£o pr√≥prias focadas nas mulheres, o que dever√° facilitar o acesso delas aos projetos e recursos estaduais para este p√ļblico.

Segundo Cristiana, j√° existe no plano de governo da atual gest√£o municipal a cria√ß√£o da Sala Rosa, com o mesmo objetivo do programa estadual, por√©m com adapta√ß√Ķes para o p√ļblico feminino local. "Esse programa do governo do estado √© muito importante e vem ao encontro daquilo que queremos implantar em Coronel Domingos Soares dentro da administra√ß√£o p√ļblica para atender as mulheres", comentou a primeira-dama e chefe de gabinete domingosoarense.

Segundo o governador, trata-se de uma articula√ß√£o conjunta do executivo estadual com as prefeituras para ampliar o alcance dos projetos e a√ß√Ķes que visam a prote√ß√£o, mas principalmente a garantia de mais autonomia para as mulheres. ‚ÄúEssa caravana vai percorrer o Paran√° inteiro para ajudar os prefeitos a organizarem as suas estruturas municipais, sejam elas secretarias, diretorias ou departamentos e, assim, possam ter acesso facilitado aos diversos programas que o Governo do Estado j√° desenvolve‚ÄĚ, afirmou.

‚Äú√Č um grande pacto em defesa das mulheres, mas al√©m da prote√ß√£o, queremos possibilitar a independ√™ncia financeira e o fortalecimento delas, para que tenham cada vez mais espa√ßo no campo profissional, pol√≠tico e em todos os aspectos da vida, fazendo com que o Paran√° tamb√©m seja uma refer√™ncia para o Brasil na aten√ß√£o ao p√ļblico feminino‚ÄĚ, acrescentou Ratinho Junior.

O projeto √© coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (Semi) e vai percorrer todas as regi√Ķes do Paran√° para orientar os prefeitos e gestores municipais, conforme explica a secret√°ria Leandre Dal Ponte. ‚ÄúQuem sabe o que a cidade precisa √© quem vive nela, ent√£o ter um √≥rg√£o espec√≠fico de interlocu√ß√£o com o munic√≠pio fortalece as pol√≠ticas p√ļblicas para mulheres, que atualmente ainda s√£o trabalhadas de forma isolada‚ÄĚ, afirmou.

Ao todo, ser√£o dez encontros realizados com o apoio da AMP e demais associa√ß√Ķes municipais regionais. ¬†Entre os assuntos em pauta nos encontros, est√° o papel da Semi no contexto do programa, a discuss√£o sobre um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustent√°vel (ODS) da ONU, que estabelece como meta alcan√ßar a igualdade de g√™nero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Em todas as reuni√Ķes, os representantes da Semi tamb√©m apresentar√£o modelos de governan√ßa de pol√≠tica para mulheres, fornecer√£o orienta√ß√Ķes para a cria√ß√£o dos √≥rg√£os gestores, em especial a instaura√ß√£o do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a formaliza√ß√£o do Fundo Municipal da Mulher. Uma das vantagens da configura√ß√£o do fundo municipal √© a possibilidade de repasse direto de recursos do Estado para as prefeituras.