Bandiera participa de lançamento do projeto Rede 399, do Governo do Estado

Publicado em: 26/05/2023 10:35 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

O prefeito Jandir Bandiera participou, na última sexta-feira (26), em Pato Branco, do lançamento do projeto Rede 399, da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL). O encontro apresentou o Plano Plurianual (PPA), que orienta o orçamento do Estado, e os programas Paraná Produtivo (Fase II) e Conecta399.

O Conecta399 é um conjunto de ações da Secretaria do Planejamento visando unir prioridades identificadas nos territórios e oportunidades de captação de recursos para o planejamento territorial integrado. Seus focos são a cultura do planejamento e a promoção do desenvolvimento por meio de ações estratégicas e o fortalecimento dos canais de comunicação territorial.

O projeto é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – Comissão de Orçamento, tem apoio das governanças definidas pela primeira fase do Paraná Produtivo, e vem reunindo lideranças locais, setor produtivo, associações, universidades, deputados, prefeitos, vereadores e secretários municipais.

De acordo com o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva, "o projeto Rede399 surgiu da necessidade de fazer uma discussão ampla com a sociedade, sobretudo com as governanças que reúnem as entidades regionais, pois ninguém sabe mais sobre a realidade local do que os atores de cada região”.

O diretor de Projetos da SEPL, Marcos Marini, apresentou um pouco mais dos programas. Ele disse que o Conecta399 busca justamente capacitar e possibilitar que os gestores públicos municipais tenham acesso a fomento e a projetos do Estado, enquanto o Paraná Produtivo vai possibilitar ações direcionadas aos territórios não atendidos na primeira edição a partir das necessidades apontadas pelas lideranças locais. Os diagnósticos devem gerar 650 propostas de ação, que serão analisadas e podem ser incluídas no PPA.

“Percebemos que o Governo do Estado está buscando aproximar os municípios e integrar todos com programas e projetos que visam o desenvolvimento e o crescimento sustentável e eficaz e isso é muito importante. Por isso participamos desses encontros e damos o nosso apoio a ações como esta”, conclui o prefeito Bandiera.