Cel. Domingos Soares discute implantação do PlanificaSUS

Publicado em: 28/04/2023 09:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Recentemente os profissionais do Departamento Municipal de Saúde de Coronel Domingos Soares estiveram reunidos nas dependências da Câmara Municipal para uma reunião com a direção e equipe da 7ª Regional de Saúde, sobre o PlanificaSUS, onde puderam tirar todas as dúvidas em relação ao programa.

O PlanificaSUS é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). Visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einsten, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS), desenvolveram uma metodologia para operacionalizar a PAS, denominada PlanificaSUS.

Em 2019, a 4ª região de saúde de Irati foi escolhida para iniciar as atividades do PlanificaSUS no Paraná. Entre 2019 e 2020 foram desenvolvidas 4 etapas da metodologia proposta pelo Hospital Albert Einsten, envolvendo a APS e AAE: A integração da APS e AAE em Rede; Território e Gestão de Base Populacional; O Acesso à RAS; e Gestão do Cuidado. Em 2021, iniciou-se na região de Irati a 5ª etapa, denominada Integração e Comunicação na RAS. A novidade é a inclusão da Atenção Hospitalar nas discussões da PAS.

Em 31 de agosto de 2021, no evento "Saúde em Frente" da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, iniciou-se a expansão da PAS para as 21 regiões de saúde do estado. Constituído o Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná, por meio da Resolução SESA no 720 , publicada em 4 de agosto de 2021. Esse Grupo possui representação das áreas técnicas da SESA PR, do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS/PR), e da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar).

Estiveram presentes o prefeito Jandir Bandiera, a chefe de gabinete, Cristiana Oliveira, a diretora do Departamento de Saúde, Marly Maito, as diretoras de Educação e de Ação Social, Daiana Neves de Oliveira e Angélica Graeff Catapan, os vereadores João Evandro Tibes e Luiz Antônio de Mello, a diretora da 7ª Regional de Saúde, Márcia de Carvalho, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvana Niszczak de Araújo, a diretora da APAE, Neiva Suchow, entre outras pessoas.