Cel. Domingos Soares terá posto avançado do fórum da comarca

Publicado em: 17/04/2023 14:44 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Cel. Domingos Soares terá posto avançado do fórum da comarca

O município será um dos primeiros a receber o projeto E-Fórum, do TJPR

O prefeito Jandir Bandiera, a procuradora Dra. Neyva Carvalho, o assessor jurídico Dr. João Luiz Lustosa, e o diretor dos departamentos de Agricultura e de Meio Ambiente, Rodrigo Müller Gheno, estiveram na semana passada com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luís Fernando Tomazi Keppen, em Curitiba, tratando sobre a instalação de uma extensão do fórum da comarca em Coronel Domingos Soares, projeto do TJPR, com apoio da OAB Subseção Palmas na pessoa do advogado Dr. Eduardo Tobera Filho. Trata-se do projeto E-Fórum, implantação de postos avançados da Justiça em cidades com a possibilidade de se tornarem comarcas. Um dos primeiros municípios a receber o E-Fórum será Coronel Domingos Soares.

Segundo Dr. Keppen, o E-Fórum funcionará como uma extensão do Fórum da Comarca, à exemplo de Palmas, nas cidades onde não há a presença do Judiciário. Os postos avançados oferecerão a estrutura necessária para que advogados e jurisdicionados não precisem sair da cidade para audiências e outros serviços. A corte estuda a instalação de inúmeros postos avançados no Paraná, consultada a OAB.

A previsão do TJ-PR é que a nova estrutura esteja operando em Coronel Domingos Soares ainda este ano. "Esse posto avançado é um conceito novo, a ideia é que seja uma unidade integrativa do Fórum, para evitar o deslocamento das pessoas", destacou Keppen.

A apresentação inicial do projeto foi feita pelo presidente do TJPR ao vice-prefeito Liomar Antônio Bringhentti após a solenidade de inauguração da PR-280, ocorrida recentemente em Palmas, quando Bringhentti agradeceu ao magistrado por escolher Coronel Domingos Soares para a implantação desta extensão e colocou a administração municipal à disposição do Tribunal de Justiça do Paraná.

Desta forma, logo após o prefeito e o vice-prefeito entraram em contato com Keppen para agendar uma reunião, demonstrando o total interesse da Municipalidade no projeto apresentado.

O conselheiro estadual Eduardo Tobera, da OAB Palmas, destacou o simbolismo da iniciativa. "O E-Fórum fará a presença física do Poder Judiciário nas cidades onde não há esse acesso. Agora as audiências poderão ser feitas nestes anexos, com a presença de servidores qualificados para auxiliar os jurisdicionados e advogados. Isso trará muita segurança para a cidade", destacou.

Para Bandiera, a iniciativa do desembargador Dr. Keppen de contemplar Coronel Domingos Soares com este projeto é de fundamental importância para que os munícipes tenham o Poder Judiciário mais perto, conhecendo mais e utilizando seus serviços. Quero deixar os nossos agradecimentos ao Dr. Keppen e ao Dr. Tobera pelo apoio e por escolherem o nosso município para ser um dos pioneiros na implantação deste projeto", conclui o prefeito.