Prefeitura e IGR Vales do Iguaçu realizam Encontro Turístico

Publicado em: 31/03/2023 14:23

Prefeitura e IGR Vales do Iguaçu realizam Encontro Turístico

Objetivo é desenvolver o turismo no município

Quando o atual governo assumiu as rédeas do Município, em uma viagem a Curitiba foi constatado que Coronel Domingos Soares ainda não estava cadastrado nos órgãos e entidades governamentais de apoio ao Turismo, como o Cadastur, que é o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, ou seja, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.

Assim, cumprindo parte do seu plano de governo para este setor, o Departamento Municipal de Cultura e Turismo deu início à organização e junção de documentos para a criação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal do Turismo, órgãos de fundamental importância para o desenvimento do setor, efetivando-os ainda no primeiro ano.

Contudo, por ser uma área nova a ser trabalhada e explorada em Coronel Domingos Soares, em dezembro de 2021 o Município fechou uma importante parceria com a IGR Vales do Iguaçu, escritório regional da atual Secretaria de Estado do Turismo., o que envolve todo o suporte, formação, orientação para que o desenvolvimento turístico verdadeiramente ocorra no município.

Dentro deste trabalho, no último dia 24 de março a coordenadora regional de turismo da IGR, Elisandra Aparecida Callegari Gessi, e o turismólogo da entidade, Rodolfo Backes, estiveram em Coronel Domingos Soares, onde visitaram uma propriedade com grande potencial para se tornar um importante atrativo turístico domingosoarense, e realizaram uma importante reunião com membros do Executivo Municipal, Conselho Municipal de Turismo, produtores rurais e empresários.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Jeneci Brais Carvalho, o encontro faz parte das ações da IGR no município, com a visitação de locais e a coleta de informações para sugestão de projeto específico. "Este acompanhamento técnico da IGR é muito importante para nós, porque apesar de existir a pasta do Turismo há muitos anos em nosso município, nunca foi feito nada neste setor. Mas agora, sim, estamos fazendo a nossa parte para gerar inúmeros benefícios para Coronel Domingos Soares através do turismo", relata Jeneci.

Na reunião, os presentes apresentaram pontos positivos e dificuldades encontradas e sugeriram projetos e setores a serem explorados.