Cel. Domingos Soares é contemplado em projeto de conectividade em escolas públicas

Publicado em: 01/03/2023 09:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação Social

Apenas dez municípios, em todo o país, foram selecionados

O município de Coronel Domingos Soares foi selecionado para participar do piloto do projeto Aprender Conectado, criado a partir do edital do leilão do 5G, que destinou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade a escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.

O projeto escolheu nesta fase dois municípios em cada região do país, totalizando 177 escolas públicas, rurais, urbanas e algumas situadas em áreas indígenas e quilombolas, que vão ganhar conexão com a Internet de alta velocidade, rede wi-fi em todo o ambiente escolar e kits de informática com computadores para alunos e professores.

Na região Sul, além de Coronel Domingos Soares, o município de Entre Rios, em Santa Catarina, também foi selecionado. Nas demais regiões a fase piloto do Aprender Conectado  está sendo implantada em escolas nas seguintes localidades: no Norte, Pau D’Arco (PA) e Espigão do Oeste (RO), no Nordeste, Baía da Traição (PB) e Santa Luzia do Itanhy (SE), no Centro-Oeste, Gaúcha do Norte (MT) e Cavalcante (GO), na Região Sudeste, Berilo (MG) e Silva Jardim (RJ).

Para definir os critérios do projeto e gerir seus recursos, foi criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), composto pela Anatel, Ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz (Algar Telecom, Claro e Telefônica, dona das marcas Vivo e TIM).

De acordo com a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (EACE) e o Gape, do total de 177 escolas selecionadas, 130 já contam com toda a infraestrutura externa necessária para a chegada da internet.

Para a diretora do Departamento Municipal de Educação, professora Daiana Neves de Oliveira, a seleção de Coronel Domingos Soares para participar do projeto piloto é de grande valia e importância, pois vai ao encontro dos anseios e das metas do governo municipal na modernização do sistema de ensino da rede municipal. “No ano passado nós instalamos Internet nas escolas municipais, para ajudar os professores na elaboração de suas aulas e também para poderem fazer o lançamento dos registros de aulas no sistema on-line. O projeto Aprender Conectado vem somar com o nosso trabalho e proporcionar Internet para todos no ambiente escolar; ficamos muito felizes com isso!”, comenta a gestora educacional.

O Aprender Conectado atenderá escolas em todo o país, garantindo conexão com alta velocidade, mesmo para aquelas que não possuem energia, com internet banda larga, rede wi-fi e kits de informática.