Cultura de CDS oferece aulas de Dança do Ventre

Publicado em: 08/09/2022 00:00

“A dança do ventre é uma expressão poética do corpo cheia de gestos e significados. É uma celebração a feminilidade, desenvolvida por mulheres e para mulheres.” (Rhamza Alli).

A Dança do Ventre é uma dança de origem oriental, cujo surgimento exato em termos de localização histórica e geográfica é desconhecida. É a primeira dança feminina de que se tem registro. Enquanto as outras danças eram executadas pelos homens e claramente ligadas à sobrevivência (chuva, caça, etc), desenhos em cavernas de mulheres dançando, mostram-nas com ventre em evidência.

A Dança do Ventre consiste em alguns movimentos de vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem todo o corpo.

Os benefícios da prática da Dança do Ventre são:

Benefícios Físicos:

- Preparação para ao parto;

- Recuperação do tônus muscular pós-parto;

- Combate a problemas relacionados ao abdômen como: TPM, cólicas, constipação intestinal e dores renais;

- Alongamento geral do corpo sem riscos de lesões, distensões ou contraturas (obviamente, através de exercícios bem administrados);

- Tonificação da musculatura de forma gradual e "de dentro para fora";

- Fortalecimento dos órgãos localizados no abdômen, tornando -os mais eficientes e ativos;

- Postura correta e confortável;

- Equilíbrio e energização;

- Respiração correta;

- Auxílio em dietas de perda e ganho de peso;

Psicológicos/emocionais/sociais:

- Resgatar da auto -estima;

- Aprender a se sensualizar sem se vulgarizar;

- Perceber os valores ligados ao ser humano e a natureza e não à aparência;

- Despertar interesse por música, ritmos e cultura orientais;

- Proporcionar o relaxamento mental/ diversão;

- Promover a boa convivência com amigos, colegas e familiares;

- Incentivar a boa convivência com a natureza;

- Conscientizar sobre a responsabilidade social de cada mulher (como educadoras da nova geração).

Em Coronel Domingos Soares, as aulas desta modalidade de dança dão ofertadas gratuitamente pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo, sempre nas segundas-feiras, das 17h, às 18h, e são ministradas pela professora Beatriz Chaves dos Santos.