• (46)3254-1166 - Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h

Ação Social leva Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a dez comunidades

 

Publicado em: 24/08/2022 00:00

Whatsapp

 

O Departamento Municipal de Ação Social realiza diariamente os encontros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).


O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.


Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:


- Crianças até 6 anos

- Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos

- Adolescentes de 15 a 17 anos

- Jovens de 18 a 29 anos

- Adultos de 30 a 59 anos

- Pessoas Idosas


Atualmente são ofertados encontros periodicamente no Pedregulho, Pedra Branca, Recanto da Natureza (Marcon), De Pauli, Bom Retiro, Ponte do Iratim, Chico André, Nova Iguaçu, Terra Boa e Sede, com aulas de artesanato, acompanhamento psicológico, palestras entre outras atividades.


Na foto, moradoras da comunidade Recanto da Natureza (antigo Marcon), que participaram recentemente de oficina de artesanato com a instrutora Simone Wrublok.


Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).