Segunda Audiência Pública para Revisão do Plano Diretor será dia 1º de setembro

Publicado em: 24/08/2022 00:00

A Prefeitura de Coronel Domingos Soares está revisando o Plano Diretor Municipal e, dentro das fases de reelaboração, no próximo dia 1º de setembro ocorrerá a 2ª Audiência Pública, às 18h30, no auditório da Câmara de Vereadores.

De acordo com a coordenadora da RPDM, engenheira civil Keury Fabris Marcon, esta audiência marca a conclusão da segunda etapa, que é a parte da Análise Temática Integrada, que compreende o levantamento das áreas aptas, inaptas, o mapeamento da ocupação do solo, possíveis áreas para expansão urbana, capacidade de atendimento dos equipamentos públicos como escolas, creches, posto de saúde e o serviço público, infraestrutura, que atende a realidade, o meio ambiente, condições de moradias mobilidade urbana, acessibilidade e ainda a capacidade de investimento do Município, para posteriormente visar à última fase que é de Ação e Investimentos.

“O Plano Diretor é planejar o desenvolvimento da cidade. E para isso nos vem uma leitura da adequação da realidade da cidade, por isso que não existe um plano diretor modelo, somente as diretrizes que o Estatuto da Cidade nos traz, com uma adequação local”, comenta a engenheira, ressaltando que nesta etapa foi realizado um levantamento da situação atual através da Análise Temática, e quais são suas problemáticas e as demandas locais. “Por isso deve-se ter a participação social, para fazer o pensamento estratégico, ou seja, com um olhar a longo prazo. Colocamos caixinhas distribuídas em alguns locais para coletar sugestões para melhorias. As contribuições que a população apresentou na oficina e ainda nas caixinhas servirão de embasamento para a próxima fase, que será as diretrizes e propostas para o desenvolvimento”, explica Keury.

A elaboração do novo PDM terá quatro fases, sendo elas:

I- Mobilização;

II- Análise Temática Integrada;

III- Diretrizes e Propostas para uma cidade sustentável;

IV- PAI (Plano de Ação e Investimentos) e Institucionalização do PDM.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CN), a cidade cumpre sua função social quando se torna acessível para todos os seus cidadãos. Isto significa que os bens e equipamentos urbanos de saúde, educação, assistência social, habitação, saneamento, lazer, emprego e renda devem ser usufruídos por todos, independentemente de sua condição social. Já a função social da propriedade urbana está diretamente associada ao bem-estar geral da coletividade. A propriedade não deve atender exclusivamente aos interesses do indivíduo-proprietário, mas sim da sociedade que compartilha o espaço.

“Queremos um Plano Diretor participativo, sendo assim convidamos a população para participar da 2ª Audiência Pública, onde abordaremos, juntamente com a Equipe Técnica, Conselho Municipal da Cidade e a população, todo esse levantamento, para darmos seguimento com as propostas de mudanças”, conclui a engenheira civil da Municipalidade e coordenadora da RPDM.