Prefeitura está revisando o plano de carreira do magistério público municipal

Publicado em: 22/08/2022 00:00

O governo de Coronel Domingos Soares está realizando reuniões e estudos para a reformulação do plano de carreira do magistério público municipal, revisado a cada biênio. O plano de carreira do magistério deve contemplar itens como a formação inicial e continuada, o processo de escolha dos diretores das escolas, o número máximo de alunos por sala de aula, o sistema de avaliação, uma progressão funcional.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Educação, professora Daiana Neves de Oliveira, o plano de carreira vai muito além do compromisso do Município com a remuneração dos profissionais do magistério. Ele organiza a vida funcional da categoria, promove a qualidade da educação e atrai para a carreira bons profissionais. “Desde que assumimos temos a valorização dos profissionais da educação como uma das metas, não só dos professores, como de todos os agentes. Estamos reformulando o plano de carreira para atingir essa meta, de acordo com o que está dentro da lei e com o que o Município pode”, explica a diretora.

Conforme a coordenadora pedagógica responsável pela coordenação da revisão do plano, professora Carla Bervig de Almeida, cada escola tem um representante, que participa das reuniões, leva as informações para suas instituições e traz um feedback para a equipe. “Estamos muito felizes e temos abordado várias situações. É uma administração aberta, é a gestão que mais está olhando com foco na educação. Já tivemos muitas conquistas desde a emancipação, mas esta gestão tem um olhar diferenciado e acredito que este plano será organizado da forma como todos os professores almejam, passando pela Casa de Leis, onde será aprovado e sancionado pelo prefeito”, comenta a pedagoga.

Numa construção democrática e participativa, o plano de carreira do magistério público municipal de Coronel Domingos Soares tem a contribuição do Sindicato dos Professores Municipais, assessoria jurídica, professores e comunidade, todos com um mesmo fim, que é a valorização dos profissionais da educação.

“Estamos fazendo reuniões para colocar no papel e posteriormente fazer uma audiência pública com todos os professores e a população em geral para aprovarmos esse plano. Sem os professores a educação não existe; toda profissão passa pelas mãos dos professores, então nada mais justo do que valorizá-los como devem ser valorizados”, conclui professora Daiana.

O Departamento Municipal de Educação está à disposição para acolher contribuições de toda a classe e da população em geral, promovendo uma gestão participativa, onde as pessoas ajudam a conduzir os rumos da Municipalidade.