Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
Iluminação pública começa a ser reparada pela administração municipal de CDS
Uma cidade bem iluminada dá segurança, conforto e comodidade à população, por isso a prefeitura está realizando consertos na iluminação pública e a substituição de lâmpadas que há anos estavam queimadas. Exemplo é a Praça Municipal Pompílio Joaquim Vaz, que há cerca de quatro anos estava no escuro, impossibilitando que a população ocupasse o local durante a noite.             De acordo com o diretor do Departamento de Administração, André Reis Taques, desde o início do mandato da prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida muita gente tem procurado a prefeitura para relatar a falta de iluminação pública, a qual da mesma forma é cobrada na conta de luz. “Hoje começamos pela praça municipal, que está no escuro há quatro anos, na prefeitura e na Ponte do Chopim, e na próxima semana vamos começar a arrumar no restante da cidade. Acredito que em pouco tempo esta questão estará solucionada”, garante Taques, destacando que recentemente entrou em contato com a Copel de Cascavel para saber quais são os procedimentos para a ampliação da rede de iluminação pública, instalando em ruas e locais que ainda não possuem.             No entanto, o diretor de Administração ressalta que problemas existentes há tempos não se resolvem de imediato, mas que solucionar o problema da iluminação pública em Coronel Domingos Soares faz parte do plano de governo da prefeita e do vice-prefeito, Rafael Periolo. “Problemas de quatro, cinco anos não se resolvem em dois, três meses, por isso pedimos a todos que tenham paciência. Nós temos uma programação, vai ser feita uma administração técnica para solucionar todos os problemas do nosso município”, comenta André. Para Maria Antonieta, investir em iluminação pública é cuidar da qualidade de vida da população, visto que ruas bem iluminadas geram segurança, bem-estar, tranquilidade e embelezam a cidade.
15/03/2017
Mulheres domingosoarenses tiveram uma tarde especial no Dia da Mulher
            Para celebrar o Dia Internacional da Mulher a prefeitura de Coronel Domingos Soares promoveu no último dia 08, por meio dos departamentos de Ação Social e Saúde, uma tarde especial, no salão da Terceira Idade. O evento contou com a presença do vice-prefeito Rafael Periolo e dos diretores dos departamentos de Ação Social, Terezinha Giacomel, Saúde, Cleonice França, Educação, Dulce Martins, Esportes, Antonio Costa e Indústria e Comércio, Clademir Tonin. A prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida não pode participar por estar em viagem à Curitiba.             Palestras sobre cuidados com a pele, alimentação, teatro, treino hiit, serviços de beleza e exames de saúde, como mamografia e coleta de preventivo fizeram parte da tarde dedicada às mulheres. “O dia da mulher é todo dia, mas este é um momento especial em que o papel feminino é refletido e nós buscamos, através deste evento, melhorar a autoestima das mulheres, principalmente, para que se sintam bem consigo mesmas e sejam agentes transformadoras da sua própria história”, comenta a organizadora, Terezinha Giacomel. A diretora de Saúde, Cleonice França, também falou da força da mulher, que muitas vezes exerce funções iguais ou mais complexas do que o homem e não é valorizada por isso.             Em seu pronunciamento, o vice-prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama, Aline Frazatto Periolo, e de sua mãe, dona Nilza Periolo, parabenizou as mulheres pelo seu dia e exaltou o delas na sociedade, ressaltando que as mesmas precisam ser reconhecidas e valorizadas de todas as formas e em todos os setores da sociedade. E esta motivação feminina será buscada pela administração municipal por meio das inúmeras atividades que desenvolverá ao longo dos próximos quatro anos, especialmente na ação social, na saúde, na educação e na geração de empregos. Como não pode estar presente, Maria Antonieta deixou gravado um vídeo, que foi passado na sequência dos pronunciamentos durante a abertura do evento. Em sua fala, a prefeita pediu: “Digo hoje a você, mulher, jamais desista de seus sonhos e ideais, porque a única pessoa que pode tornar possível aquilo que você deseja é você mesma, por isso sorria, cante, dance, abrace, chore, se encante e vibre com a vida, porque é o nosso maior presente”.             Os departamentos de Ação Social e de Saúde agradecem a colaboração das equipes de ambos os setores e dos seguintes patrocinadores e voluntários, os quais ajudaram a concretizar este momento: Cooperativa Sicredi, Compesados CDS, Floricultura Disk Flores, O Boticário, Natura (Verônica e Ivete), Salão da Lenita, Salão da Marla (Marla e Luciana) e Salão da Marlene. Enfim, todos os que, de uma forma ou de outra, contribuíram com a realização das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
09/03/2017
Município abre Processo Seletivo para contratação de estagiários
Já estão valendo, de 06 a 17 de março, as inscrições para o Processo Seletivo para preenchimento de 49 vagas de estágio não obrigatório destinado a estudantes regularmente matriculados em instituições de Ensino Médio ou de Ensino Superior, como graduandos ou pós-graduandos, para a Prefeitura de Coronel Domingos Soares. As inscrições estão sendo feitas no Departamento de Educação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.             Conforme o edital 001/2017, as vagas ofertadas serão distribuídas entre os departamentos de Ação Social, Administração, Agricultura, Cultura, Educação, Engenharia, Esportes, Finanças, Gabinete, Indústria e Comércio, Infraestrutura, Meio Ambiente e Saúde. Das 49 vagas, 20 serão destinadas à Educação, distribuídas entre o departamento e todas as escolas municipais. Tanto para o nível Médio como para o nível Superior a carga horária é de 30 horas semanais. Quanto à remuneração, para nível Médio são R$680,00 e para nível Superior são R$1.050,00. Os interessados precisam estar cursando 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou qualquer curso superior. As inscrições são gratuitas e para se realizá-la basta apresentar Documento de Identidade, CPF, Declaração de Matrícula da instituição de ensino, Histórico Escolar e Comprovante de Residência.             A publicação da classificação provisória será no próximo dia 23 de março, os recursos poderão ser solicitados de 22 a 24 de março e a classificação final será publicada dia 27 de março. As contratações terão início dia 03 de abril. Os estagiários convocados estarão subordinados à Lei Federal nº 11.788/2008 e ao Artigo XXI da Lei Municipal nº 782/2017. Todos os termos e informações estão no edital, que pode ser acessado no sítio eletrônico www.pmcds.pr.gov.br e clicar em “Edital de Recrutamento”, na barra superior da página.
09/03/2017
Agricultura realiza reuniões com produtores rurais
            O Departamento Municipal de Agricultura de Cel. Domingos Soares e o Emater – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural estão realizando reuniões com os produtores rurais do município, em todas as comunidades e assentamentos, com vistas a conhecer os anseios da população para buscar a melhor forma de atender a todos com respeito e atenção. Segundo o diretor de Agricultura, Laércio Casagrande da Cruz, a intenção é intensificar os trabalhos no campo, melhorando, inclusive, a qualidade dos atendimentos. “Precisamos melhorar e é isso o que vamos fazer”, garantiu.             Na sexta-feira, 03, no Deagri, foi realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, com grande participação, dando início à nova fase da agricultura e da pecuária domingosoarenses.             Segue o cronograma das reuniões:
09/03/2017
Terceira Idade já iniciou encontros
Recentemente os idosos de Coronel Domingos Soares, participantes do grupo da Terceira Idade, retornaram aos encontros. Como de costume, muita dança, encontros, diversão, comida boa e confraternização. A prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida participou do primeiro encontro, dia 23 de fevereiro, cumprimentando um a um e desejando boas-vindas.             Os trabalhos com a Terceira Idade são coordenados pelo Departamento de Ação Social, o qual, segundo a diretora, Terezinha de Jesus Giacomel, pretende ampliar os encontros para o interior do município e, além de matinês, promover viagens de passeio, palestras, cursos, jogos e recreações, atividades físicas e contação de histórias, em parceria com a Escola Municipal Professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli. “Nós queremos proporcionar qualidade de vida aos nossos idosos, por isso queremos ir além dos tradicionais encontros com música e dança. O idoso precisa ocupar a mente, aprender coisas novas, muitas vezes sair do sedentarismo, conhecer gente nova, lugares diferentes, e vamos fazer tudo isso”, explica Terezinha.             Ainda de acordo com a diretora, no primeiro encontro foi combinado com os participantes que nos primeiros meses as reuniões serão quinzenais, visto que o Município, como todo o país, está enfrentando dificuldades financeiras. Posteriormente os encontros voltarão a ser semanais. Contudo, sempre serão momentos de lazer e descontração, ficando o convite a todos que têm 60 anos ou mais, para participar. Agora o salão da Terceira Idade está situado à Rua José Salvador, atrás do ginásio de esportes.            
09/03/2017
Jovem Aprendiz forma primeira turma em Cel. Domingos Soares
Na noite da última sexta-feira, 03, no salão da terceira idade, foi realizada a formatura da primeira turma do Programa Jovem Aprendiz, promovido através de parceria entre a prefeitura e o SENAI – Serviço Nacional da Indústria. Na ocasião, doze adolescentes receberam os certificados de conclusão do curso de Assistente Administrativo numa cerimônia que contou com a presença da prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida, do diretor de Administração, André Taques, e dos representantes do SENAI, Moisés Atílio Cabassa Junior, Rosilda Salete Fagundes e Renata Ribas.             Em seu discurso, o orador da turma, Gileady Adriel Vieira dos Santos, falou que durante o curso foram aprendidas lições além dos conhecimentos curriculares. “Aprendemos muito mais do que estava previsto em nossa grade curricular. Tivemos a oportunidade de enxergar vários caminhos que só a vida, os homens e o conhecimento podem nos proporcionar”, disse. O diretor do Departamento de Administração, André Taques, motivou os formandos para que continuem estudando e se capacitando. “Sei que o contrato de vocês está terminando, mas o mercado de trabalho está esperando vocês, o mundo lá fora está cheio de oportunidades”, indica Taques, pedindo que os jovens formandos busquem sempre o melhor caminho.             De acordo com o coordenador do SESI/SENAI Palmas, Moisés Atílio Cabassa Junior, a instituição conseguiu cumprir seu objetivo de educar e formar cidadãos. “A partir de hoje esses jovens têm um diferencial para mostrar para a sociedade”, ressalta Junior, enfatizando a importância do Programa Aprendiz não somente para os adolescentes participantes, mas para a comunidade como um todo. O coordenador aproveitou a oportunidade para adiantar que a parceria com a prefeitura de Coronel Domingos Soares vai continuar e que em breve serão ofertados inúmeros cursos de qualificação profissional no Município. “Tivemos uma conversa muito agradável com a prefeita e, mais do que ampliar o Programa – Jovem Aprendiz - vão ser oferecidos cursos também para a comunidade, porque não é só o jovem que precisa se qualificar, mas os adultos também”, explica Moisés.             Conforme a prefeita, em seu pronunciamento, “todos quando estão na flor da idade sonham com o primeiro emprego, com a primeira oportunidade de ingressar no competitivo mercado de trabalho” e cabe à prefeitura buscar meios e parcerias para incentivar cada vez mais a capacitação de jovens e adultos para os diversos setores da indústria e do comércio, por isso a parceria com o SENAI é de fundamental importância, ainda mais em Coronel Domingos Soares, que não possui escolas profissionalizantes. “Nós, como prefeitura, queremos agradecer a cada um desses jovens pela dedicação, pelo empenho e pelo comprometimento com as atividades que desempenharam e esperamos que, junto ao curso oferecido pelo SENAI, tenham aprendido algo para a vida de vocês; que a oportunidade que tiveram tenha servido para abrir porteiras, ultrapassar fronteiras e vislumbrar novos horizontes”, declarou Maria Antonieta, garantindo a continuidade do Jovem Aprendiz após o término do contrato dos atuais, no próximo mês de abril.
06/03/2017
Maria Antonieta e Dr. Kosmos a um passo de construírem nova ponte do Abarracamento
Na tarde da última quinta-feira, 02, a prefeita de Coronel Domingos Soares, Maria Antonieta de Araújo Almeida, recebeu eu seu gabinete o prefeito de Palmas, Kosmos Panayotis Nicolaou, para dialogarem acerca da ponte do Abarracamento, a qual tem sua construção reivindicada pela população de ambos os municípios. A atual estrutura, de 150 mestros de comprimento por 4,5 metros de largura foi inaugurada em 1971. Conforme Maria Antonieta, a intenção é resolver o problema desta ponte, que vem causando inúmeros transtornos a moradores, produtores rurais, alunos e visitantes que necessitam atravessá-la. “Nos propomos a solucionar o problema da ponte e já estamos providenciando”, conta a prefeita, enfatizando a importância da parceria com o Município vizinho. Para Kosmos, esta obra precisa deixar de ser um sonho e se tornar realidade o quanto antes, para beneficiar todos que se utilizam dela, sendo uma obrigação dos dois municípios se unirem para concretizar esta obra. Na próxima segunda-feira, 06, os diretores dos departamentos de Infraestrutura de Coronel Domingos Soares e Palmas, Mauro Correa de Almeida e José Rocha Bello, respectivamente, e o diretor do departamento de Engenharia domingosoarense, Jean Carlo Valduga, irão juntos verificar in loco, novamente, a situação da ponte, para saber quais os procedimentos a ser tomados a partir de agora.
03/03/2017
Saúde domingosoarense realiza Audiência Pública
            O Departamento de Saúde de Coronel Domingos Soares, através de Audiência Pública realizada na quinta-feira, às 15h, na Câmara Municipal, apresentou aos presentes todos os dados referentes ao 3º quadrimestre de 2016 e Relatório de Gestão de 2016. A prefeita Maria Antonieta de Araújo Almeida fez a abertura da reunião, que contou com a presença do presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social, vereador Admir Donner, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Brescovites, da diretora de Saúde, Cleonice dos Santos e da população em geral. A explanação foi feita pelo técnico em saúde pública do departamento, Edson Luiz Favero, que enfatizou a importância da participação nas audiências públicas para ficar por dentro do que é feito no setor de saúde. “Aqui é o lugar para reclamar, para dar opinião, para sugerir”, disse Favero no início da reunião.
24/02/2017
Voltar
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021 às 16:57:35