Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
Diretora de Educação recebe equipe do NRE
Na semana passada, a diretora e a equipe pedagógica do Departamento Municipal de Educação receberam as representantes do Núcleo Regional de Educação - NRE -, Belmary, Tânia, Maria Angélica e Alessandra. Na reunião, as profissionais do NRE repassaram instruções sobre o processo de matrículas, o sistema SERE, orientações pedagógicas e assuntos relacionados ao cotidiano das escolas e do departamento. "Esses encontros são de grande valia, tendo em vista que a todo momento surgem novas orientações na área educacional", disse a diretora de Educação, Daiana Neves de Oliveira, agradecendo a presença do NRE.
15/09/2021
Bandiera entrega requerimento ao deputado Rodrigo Estacho
Em Curitiba nesta semana, o prefeito de Coronel Domingos Soares, Jandir Bandiera (PT), o diretor de Meio Ambiente, Rodrigo Gheno, e o vereador Luís Antônio Brasil de Mello (PSD) estiveram no gabinete do deputado estadual Rodrigo Estacho (PV), para quem solicitaram a destinação de recursos para aquisição de 02 veículos utilitários, sendo 01 para o Departamento de Agricultura e 01 para o Departamento de Educação. Segundo Bandiera, o deputado se comprometeu a ajudar a gestão domingosoarense, viabilizando recursos e projetos para o município. “O deputado Estacho nos recebeu com muito respeito, ouviu nossas demandas e garantiu que vai colocar Coronel Domingos Soares na sua lista de municípios”, conta o chefe do Executivo municipal, agradecendo ao parlamentar pela receptividade. A agenda do prefeito na capital do estado ainda contou ainda com visita ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, para formalizar a liberação de recursos para aquisição de uma motoniveladora, garantidos pelo governador Ratinho Júnior durante a cerimônia de inauguração da ligação asfáltica da PR-912.  
15/09/2021
Cel. Domingos Soares volta a participar de eventos esportivos
A prefeitura de Coronel Domingos Soares parabeniza e agradece às equipes de Futsal Masculino Sub-17 e Futsal Feminino Adulto pelas participações nos Jogos da Juventude e nos Jogos Abertos do Paraná, no último fim de semana, em Palmas. Conforme o educador físico, professor Fernando Martins, o Departamento Municipal de Esportes adquiriu 03 novos uniformes para as equipes, sendo 01 exclusivamente para o time feminino. "Nós começamos os treinamentos há aproximadamente um mês, por isso encontramos dificuldades contra equipes profissionais, mas é só o começo; vamos trabalhar para melhorar nosso desempenho e futuramente trazer títulos para Coronel Domingos Soares", explica. As últimas participações de Coronel Domingos Soares nesses eventos foi em 2018 e 2019, com a ADAF. A gestão municipal se coloca à disposição e enfatiza que logo dará início aos treinamentos das categorias de base do Futsal e de outras modalidades esportivas, incentivando e investindo nesta área que é muito apreciada pelos domingosoarenses.
15/09/2021
Cel. Domingos Soares participa de seminário da Paraná Turismo
Neste momento de retomada dos setores da economia, com o arrefecimento da pandemia da Covid-19, especialistas apontam que o turismo regional deve ter um aumento na procura em razão das exigências sanitárias para destinos em outros estados e até outros países. E, para fomentar o turismo no Sudoeste, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) realizou, na última terça-feira (14), um seminário com o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, para prefeitos e secretários/diretores municipais de turismo. A diretora do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Jeneci Brais Carvalho, e o assessor de comunicação, Diego Argenta, representaram Coronel Domingos Soares no evento, que teve como tema “"Turismo Regional e a Retomada Econômica". No mapa do turismo do Estado, o Sudoeste está na região Vales do Iguaçu, que, de acordo com um levantamento da Paraná Turismo, possui 174 atrativos turísticos em 14 segmentos, com destaque para turismo de negócios e eventos, religioso, ecoturismo e turismo rural. "Nós precisamos segurar o turista na região, através de uma articulação entre os municípios, sobretudo, com relação ao calendário de eventos oficiais", declarou o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl. "Em 2019, o Paraná foi o estado que mais cresceu em turismo no país, mas, ainda assim, há um campo muito grande a ser explorado", complementou Jacob Mehl. Durante o seminário, a diretora de estruturação de produtos e destinos da Paraná Turismo, Isabella Chioqueta, apresentou aos municípios o acesso a recursos públicos disponibilizados pelo Ministério do Turismo, a participação de equipes das prefeituras em capacitações oferecidas pela Paraná Turismo, bem como, o apoio técnico da Instância de Governança Regional (IGR) que, no Sudoeste, está sob responsabilidade de Célio Bonetti. "Todos os prefeitos do Sudoeste estão empenhados em, cada vez mais, fortalecer o turismo regional", enfatizou o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani. De acordo com Jeneci Brais Carvalho, Coronel Domingos Soares tem um potencial enorme para o turismo, especialmente o ecoturismo e o turismo rural, com lugares encantadores que podem receber turistas e visitantes, engrandecendo o nome do município. “Juntamente com o departamento de Meio Ambiente nós já catalogamos uma rota com 32 cachoeiras e apresentamos para o IGR, que nos garantiu total apoio e parceria para alavancarmos este importante setor, que além de tornar nosso município conhecido melhora a economia local”, destaca a diretora municipal de Cultura e Turismo. Turismo, geração de emprego e renda, melhoria da economia; isso e muito mais será desenvolvido pelo governo municipal para fazer de Coronel Domingos Soares um município melhor, próspero e desenvolvido, com qualidade de vida e despertando orgulho nos moradores e satisfação nos visitantes.
15/09/2021
Prefeito Bandiera busca regularização fundiária de assentamentos rurais
O prefeito de Coronel Domingos Soares, Jandir Bandiera, está em Curitiba nesta semana com o vereador Luís Antônio Brasil de Mello, o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Gheno, e o assessor jurídico João Luiz Lustosa e, na terça-feira (14) estiveram no escritório do Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Conforme o prefeito, a conversa com o superintendente regional, Robson Luís Bastos, teve como intuito cobrar a regularização fundiária dos acampamentos e assentamentos de Coronel Domingos Soares. Também foi feita a solicitação da implantação de uma Sala da Cidadania e Unidade Municipal de Cadastramento do Incra. "Estamos buscando a regularização dos assentamentos do nosso município, para que os moradores realmente tenham a posse de suas terras e possam investir nelas", comenta Bandiera. Segundo Bastos, já estão licitados os serviços de georreferenciamento de 04 assentamentos domingosoarenses, sendo esta a terceira etapa de um total de quatro etapas do processo de regularização fundiária do programa Titula Brasil. O Programa Titula Brasil foi criado para apoiar a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis de regularização por meio de parcerias com os municípios.
15/09/2021
Prefeitura e Associação Fênix de Caratê firmam parceria
A Associação Fênix de Caratê ofertará aulas de caratê em Coronel Domingos Soares a partir da próxima quarta-feira (15), através de uma parceria firmada com a prefeitura e que envolverá os departamentos municipais de Educação, Cultura e Turismo, Esportes e Lazer e Ação Social. Serão duas aulas semanais, nas segundas e quartas-feiras, das 16h30 às 17h30 para alunos que estudam de manhã, e das 17h30 às 18h30 para quem estuda à tarde. Inicialmente será utilizada uma sala de aula do Departamento de Cultura e Turismo e, caso haja aumento da demanda, o local poderá ser transferido para um espaço maior. Poderão participar crianças entre 04 e 12 anos. As inscrições já podem ser feitas no Departamento de Educação. De acordo com a assessora de gabinete, Cristiana de Oliveira, será cobrado um valor simbólico de R$ 50,00 mensais por aluno, visto que as aulas serão oferecidas por uma instituição registrada e reconhecida e, assim, os alunos podem participar de exames de faixa e graduação, evoluindo na categoria e podendo participar de competições regionais, estaduais e até nacionais. Para o professor Eloir Rafael Nogueira, proprietário da Associação Fênix, o caratê proporciona inúmeros benefícios para seus praticantes. “O lema do caratê é disciplina, respeito e lealdade, mas ele também desenvolve a concentração, a coordenação motora geral e gera uma qualidade de vida melhor”, comenta. As aulas em Coronel Domingos Soares serão ministradas pela carateca Isadora Bueno, vice-campeã do torneio nacional de caratê, realizado em São Paulo, e atual campeã paranaense de caratê, ambos na modalidade luta. Ainda conforme Nogueira, a cada dois meses será realizado um “aulão”, no sábado, com todos os alunos e a participação de lutadores de outros lugares. Além disso, para estender as aulas de caratê às crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pelo Departamento de Ação Social, será desenvolvido também um projeto social, nas sextas-feiras, das 17h30 às 18h30. Crianças cujas famílias não têm condições de pagar pelas aulas terão a oportunidade de aprender caratê gratuitamente. Para isso, serão levados em consideração alguns importantes critérios, como a frequência escolar, notas, comportamento, participação nos encontros de fortalecimento de vínculos entre outros. “Nossas crianças terão uma opção a mais para aprender e praticar um esporte importante como é o caratê, que trabalha a disciplina, o respeito, e não deixa que fiquem pelas ruas ou só na frente do celular ou computador. Projetos assim têm o nosso apoio e o nosso aval”, completa o prefeito Jandir Bandiera, enfatizando que a possibilidade de ofertar as aulas às crianças mais carentes foi o que garantiu a parceria.
10/09/2021
Bandiera recebe as deputadas Gleisi Hoffmann e Luciana Rafagnin
Na última quinta-feira (02), o prefeito de Coronel Domingos Soares, Jandir Bandiera (PT), recebeu as visitas da deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, e da deputada estadual Luciana Rafagnin. As parlamentares foram recepcionadas pelo prefeito, pelo vice-prefeito, vereadores, servidores públicos e lideranças do Partido dos Trabalhadores de Coronel Domingos Soares e Palmas. Em seu gabinete, o prefeito Jandir Bandiera agradeceu as emendas parlamentares que o município vem recebendo nos últimos anos por meio do trabalho em parceria das duas deputadas e disse que esse apoio se reverte diretamente em qualidade de vida para a população local. Presente no encontro, o presidente da Aprocel – Associação dos Produtores Orgânicos de Coronel Domingos Soares -, Francisco Karasek, também agradeceu as iniciativas das parlamentares e disse que, com isso, a associação projeta se transformar, no futuro, em uma cooperativa de produção e comercialização de alimentos orgânicos. Das atuais 32 famílias associadas, 26 já possuem a certificação de produção orgânica e seis buscam esse reconhecimento. Segundo Gleisi Hoffmann, a intenção dos parlamentares do Partido dos Trabalhadores é ajudar o governo domingosoarense na execução de seus projetos, tornando-o referência regional. “Estou muito feliz por voltar a Coronel Domingos Soares e pela eleição do Bandiera e do Lio. Sei do compromisso deles, da seriedade, e para mim é uma satisfação vê-los tão animados. Já mandamos importantes emendas para motoniveladora, para a saúde, para a associação de produtores orgânicos, e o Bandiera e o Lio são muito envolvidos em tudo isso e fico muito feliz em poder ajudar; espero poder continuar ajudando muito a gestão deles e Coronel Domingos Soares. O nosso intuito é fazer com que a administração do Bandiera seja referência aqui no Sudoeste”, destaca a deputada federal. Parceira da agricultura familiar, Luciana Rafagnin parabenizou Bandiera e Lio pela condução do Município e falou de seu carinho por Coronel Domingos Soares. “Desde que surgiu o Município e a gente começou a acompanhar, eu sempre tive um carinho muito grande por Coronel Domingos Soares. Eu quero parabenizar todos os agricultores que trabalham com a produção orgânica, a Aprocel pela organização, e o prefeito Bandiera, o vice-prefeito Lio, a Câmara de Vereadores que tem entendido a necessidade do apoio para a agricultura familiar. Sabemos que o município está crescendo, está se desenvolvendo, e nós como parlamentares, na medida do possível estamos dando prioridade para que o município possa continuar crescendo e se desenvolvendo, e atendendo às necessidades da população aqui de Coronel Domingos Soares”, comenta a deputada estadual. O encontro terminou na sede da Aprocel, localizada no parque industrial, onde as parlamentares conheceram a estrutura, experimentaram produtos, reforçaram suas parcerias e estreitaram os laços com a agricultura familiar de Coronel Domingos Soares. Recentemente as deputadas destinaram R$ 105 mil via Ministério da Agricultura e Abastecimento para a Aprocel adquirir utensílios e equipamentos necessários para o desenvolvimento de suas atividades. A prefeitura de Coronel Domingos Soares agradece a visita e o apoio das deputadas.
06/09/2021
Cel. Domingos Soares lança programa Família Acolhedora
Na presença de autoridades dos três poderes constituídos ocorreu, na última sexta-feira (03), no salão de eventos da APAE de Coronel Domingos Soares, o lançamento oficial do Serviço de Acolhimento Familiar, também conhecido como Família Acolhedora. O programa foi instituído pela Lei nº 963, publicada em 25 de agosto de 2021.             Conforme a própria lei, o Família Acolhedora é “destinado à garantia de direitos de crianças, adolescentes, e, excepcionalmente, de jovens entre 18 e 21 anos de idade, afastados da família de origem por meio da medida de proteção prevista no art. 101, inciso VIII, da Lei n° 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, determinada pela autoridade judiciária competente. Para a diretora do Departamento Municipal de Ação Social, Angélica Graeff Catapan, essa é uma importante conquista, mas que ainda precisa de muito trabalho, já que as famílias interessadas precisam se cadastrar e passar por uma capacitação. “Nós do Departamento de Ação Social temos como dever zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes e, pensando nisso, estamos implantando o Família Acolhedora”, destaca.             Pode participar do programa qualquer pessoa ou família, previamente cadastrada, avaliada e capacitada pelo Serviço de Acolhimento Familiar, que se disponha a acolher criança ou adolescente em seu núcleo familiar, sem intenção de realizar adoção. A família acolhedora habilitada no Serviço Municipal de Acolhimento Familiar, independentemente de sua condição econômica, após receber a criança ou adolescente em sua guarda, tem a garantia do recebimento de uma bolsa-auxílio por acolhido, por meio de depósito bancário em conta corrente indicada para esta finalidade pelo membro designado no Termo de Guarda e Responsabilidade. A bolsa-auxílio é o valor em dinheiro a ser concedido à família acolhedora, por cada criança ou adolescente acolhido, para prestar apoio financeiro nas despesas do acolhido Cada família receberá bolsa-auxílio mensal, no valor per capita equivalente a uma criança ou adolescente, à exceção dos grupos de irmãos.             A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Neyva Janara Rocha de Carvalho, expôs a importância da convivência em ambientes familiares para o desenvolvimento das crianças e adolescentes temporariamente afastados de suas famílias de origem. “A gente sabe que, por mais que a casa de acolhimento seja organizada, tenha estrutura, servidores, ali são paredes ‘frias’. Eu espero que a população de Coronel Domingos Soares entenda o quão lindo é e se habilite, se capacite para receber essas crianças”, pede a presidente do CMDCA.             Em seu discurso, a promotora de justiça, Dra. Aracê Razaboni Teixeira, enalteceu a necessidade de se criar vínculos afetivos, sendo o Família Acolhedora fundamental nesse processo. “O Família acolhedora vem cumprir justamente essa missão, que é garantir que essas crianças que, por razões variadas, estão com seus direitos violados e afastadas de suas famílias de origem, possam ter uma vivência de família, que é direito fundamental. Eu parabenizo a gestão do município que compreendeu de forma voluntária e é isso aí, invistam, escutem suas equipes técnicas, porque elas vão poder apontar o caminho”, comenta.             O prefeito Jandir Bandiera ressaltou que falar de criança e adolescente anima, pois é principalmente para eles que os trabalhos da administração municipal são realizados. “Nós temos um carinho muito grande pelas crianças e adolescentes; são eles que darão continuidade aos nossos trabalhos, consertarão nossas falhas e construirão um lugar melhor. São eles que nos dão esperança de um Coronel Domingos Soares com mais direitos, mais dignidade, mais trabalho. Não pensamos duas vezes para instituir o Família Acolhedora, porque todos precisam e merecem crescer num ambiente sadio”, disse o chefe do Executivo, defendendo que as paredes “quentes” de um lar produzem mais benefícios do que as paredes “frias” de uma instituição de acolhimento, por melhor que esta seja.             Mesmo participando de forma remota, a juíza de Direito Dra. Tatiane Gomes Bueno acompanhou toda a cerimônia e também se pronunciou, salientando a força que o programa tem para a construção de uma sociedade melhor. “A razão principal do acolhimento familiar tem a ver com o papel imprescindível que a vida em família tem para o desenvolvimento da criança e do adolescente. A gente sabe que por melhor que seja uma instituição, e a gente sabe que a de Coronel é excelente, não consegue substituir o papel da família. É um projeto imprescindível para uma sociedade muito melhor, porque vai fazer bem não só para as crianças e para os adolescentes, mas para as famílias que vão receber e para a própria Municipalidade. Parabenizo a administração pública e toda a equipe envolvida”, destaca.             O Departamento Municipal de Ação Social agradece a todos os envolvidos na elaboração, aprovação e execução deste programa, e convida a todos que tiverem interesse em integrar o Família Acolhedora a comparecerem no setor para tirar suas dúvidas e juntos somarem forças na construção de um Coronel Domingos Soares mais humano e igualitário.
06/09/2021
Voltar
Atendimento
Segunda à Sexta das 8hrs às 12hrs e das 13:30hrs às 18hrs
Coronel Domingos Soares - PR
Rua Avenida Araucaria Centro - 85557-000
(46)3254-1166
assescom.pmcds@gmail.com
Atualizado Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021 às 18:23:14